
Hindus pediram que Leuven (Bélgica), com sede na Anheuser-Busch InBev, que mude o nome de sua popular cerveja “Brahma”. A alegação é que o nome é altamente inapropriado. A declaração aconteceu em Nevada (EUA) pelo estadista hindu Rajan Zed.
Zed, que é presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, apontou isso no Hinduísmo; Lord Brahma, junto com Lord Vishnu e Lord Shiva; formou a grande tríade de divindades hindus. Vincular Lord Brahma a uma bebida alcoólica foi muito desrespeitoso.
Segundo eles, a Anheuser-Busch InBev não deve se dedicar à apropriação religiosa, sacrilégio e ridicularizar comunidades inteiras. O uso inadequado de divindades ou conceitos ou símbolos ou ícones sagrados hindus para agenda comercial ou outra não foi bom, pois prejudicou os devotos, indicou Rajan Zed.
O hinduísmo era a religião mais antiga e a terceira maior do mundo, com cerca de 1,1 bilhão de adeptos e um pensamento filosófico rico, e não deve ser encarado frivolamente. Símbolos de qualquer fé, maiores ou menores, não devem ser mal interpretados, observou Zed.
Além disso, a sacralidade atribuída a Lord Brahma não foi bem com comerciais atrevidos e anúncios de cerveja “Brahma”, disse Rajan Zed.
“O que aconteceu com o ‘Código de Marketing Responsável’ da Anheuser-Busch InBev?”, questiona Zed.