21.9 C
Campinas
terça-feira, março 31, 2026
spot_img

Hugo Motta engaveta CPI do Banco Master ao jogar pedido para o fim da fila na Câmara

Data:

Presidente da Casa invoca regimento e sinaliza resistência a novas investigações em ano pré-eleitoral

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou que não pretende autorizar, neste momento, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Banco Master, ao afirmar que seguirá rigorosamente a ordem cronológica dos requerimentos já protocolados. A decisão empurra o pedido para o fim da fila e, na prática, inviabiliza a abertura imediata da CPI, mesmo diante da pressão de parlamentares que defendem o avanço da investigação.

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

O requerimento para criação da CPI foi apresentado na semana passada e aparece como o último entre 16 pedidos pendentes de análise. Ao tratar do tema publicamente, Motta deixou claro que não pretende acelerar a tramitação nem fazer exceções, afirmando que a Câmara precisa respeitar o regimento interno e a sequência formal das solicitações. O posicionamento reduz drasticamente as chances de a comissão sair do papel no curto prazo.

Presidente da Casa invoca regimento e sinaliza resistência a novas investigações em ano pré-eleitoral. Foto Lula Marques/Agência Brasil

Cálculo político e contenção de desgaste no comando da Câmara

Além de se apoiar na ordem cronológica, o presidente da Câmara resgatou um precedente recente ao lembrar que, no ano anterior, optou por não instalar nenhuma CPI. A menção funciona como um recado político direto: a direção da Casa não demonstra disposição para abrir novas frentes de conflito institucional, especialmente em um ambiente marcado por articulações eleitorais e disputas internas por espaço e protagonismo.

Nos bastidores, a leitura predominante é de que a condução do tema vai além do rito formal e envolve avaliação política sobre custo e oportunidade. CPIs costumam gerar exposição pública, tensionar relações entre bancadas e impactar alianças em construção, sobretudo quando atingem instituições financeiras com conexões políticas e empresariais relevantes.

A sinalização de Motta ocorre em um contexto em que parte do Congresso busca reduzir pautas potencialmente explosivas e manter sob controle a agenda legislativa. Ao empurrar o pedido da CPI do Banco Master para o fim da fila, o comando da Câmara preserva margem de manobra e evita um embate que poderia desorganizar negociações em curso e ampliar disputas internas.

Se não houver mudança no cenário político ou pressão suficiente para romper a lógica atual, a tendência é que o pedido permaneça paralisado, reforçando a avaliação de que, no Parlamento, a instalação de CPIs depende menos da gravidade do tema e mais do ambiente político e da vontade da cúpula da Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Moraes marca interrogatório de Eduardo Bolsonaro no STF por coação em processo

Audiência será por videoconferência mesmo sem presença do réu <OUÇA...

Haddad encosta em Tarcísio e acirra disputa pelo governo de São Paulo, aponta pesquisa

Ex-ministro reage a levantamento e critica gestão estadual durante...

Esquema de combustíveis ligado ao PCC pode envolver mais de mil postos no país, apontam investigadores

Avanço da Operação Carbono Oculto amplia alcance de rede...

Governo trava R$ 1,6 bilhão do Orçamento, preserva PAC e concentra cortes em infraestrutura

Decreto mantém investimentos estratégicos e impõe freio de R$...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade