34.9 C
Campinas
quarta-feira, dezembro 24, 2025
spot_img

IGP-DI acumula inflação de 7,8% em 12 meses

Data:

 A taxa é inferior à observada em julho, que foi 0,58%, mas superior à registrada em agosto do ano passado (0,06%)
A taxa é inferior à observada em julho, que foi 0,58%, mas superior à registrada em agosto do ano passado (0,06%)

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) ficou em 0,4% em agosto deste ano. A taxa é inferior à observada em julho, que foi 0,58%, mas superior à registrada em agosto do ano passado (0,06%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI acumula taxas de 5,53% no ano e 7,8% no período de 12 meses.

A queda da taxa entre julho e agosto foi provocada pelos preços no atacado e no varejo, que tiveram inflações menores em agosto. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, ficou em 0,44% em agosto, ante o 0,61% de julho.

Já a inflação do Índice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, caiu de 0,53% em julho para 0,22% em agosto, comportamento ditado principalmente pelos alimentos, cujos preços passaram de uma alta de 0,79% para uma queda de 0,11% de um mês para o outro.

Os preços da construção, medidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por outro lado, tiveram alta da inflação, ao passar de 0,55% em julho para 0,59% em agosto. O IGP-DI foi calculado com base em preços coletados entre 1º e 31 de agosto.

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Diesel cai na Petrobras, mas desconto some antes da bomba

Preço do combustível recua na estatal desde 2023, enquanto...

Ministro Toffoli amplia cerco ao Banco Master no STF

PF terá 30 dias para aprofundar apuração que envolve...

Haddad diz que governo registra a menor inflação da história e cita déficit 70% menor

Ministro usa Conselhão para reforçar narrativa econômica antes da...

Congresso aprova LDO de 2026 com superávit e blindagem dos fundos partidários

Texto segue para sanção e prepara caminho para a...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade