28.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Inseminação artificial de galo da raça índio gigante

Data:

A raça Índio Gigante é uma das linhagens mais nobres entre as aves caipiras. Com grande porte e beleza, os galos podem medir até 1,17cm e pesar 8 kg quando atingem sete meses. A Fazenda Galo Gigante, localizada em Baldim/MG, possui a maior estrutura do Brasil para a criação orgânica de aves desta raça, sem hormônios ou manipulações artificiais. Elas são comercializadas como reprodutoras, a criadores que desejam melhorar a qualidade de seus ovos e carne, e até para ornamentação.

Há sete anos no mercado, a empresa sempre investiu no espaço, equipamentos modernos, treinamentos de profissionais e, principalmente, no bem-estar das aves. Para melhorar ainda mais a qualidade dos animais, em 2015 iniciou um processo de inseminação artificial, que permite selecionar as características mais desejadas pelo mercado.

Um galo Índio Gigante valorizado possui crista bola, barbela de boi, carcaça avantajada, rabo baixo e tamanho acima da média. Com a inseminação é possível cruzar machos entre 1,15m e 1,17m e fêmeas entre 0,95m e 1,00m para ter melhores resultados. Os melhores representantes da raça ficam em boxes individuais, os piquetes são divididos para os reprodutores e a Fazenda possui ainda um laboratório dedicado à avaliação andrológica.

O processo consiste em coletar o sêmen do reprodutor para análises microscópicas, incluindo avaliações que envolvem o vigor, mobilidade, concentração e morfologia dos espermatozoides. O material selecionado é inseminado nas matrizes, de acordo com padrões sanitários rigorosos e conceitos técnicos cientificamente aprovados.

Os ovos de cada fêmea são identificados e colocados nas chocadeiras, em compartimentos individuais, de modo que ao nascer, o pintinho possa facilmente ser identificado como filhos de X e Y, possibilitando o rastreamento de cada ave nascida no sistema de produção.

A inseminação artificial elevou a capacidade produtiva da Galo Gigante e possibilitou aprimorar os protocolos de melhoramento genético das aves do criatório. Assim, os animais se tornaram maiores e com características mais valorizadas pelos produtores. Entre outras vantagens estão: eliminação de acasalamento preferencial; disseminação da genética de reprodutores de maior valor zootécnico; aumento da capacidade produtiva das instalações; maior quantidade de matrizes inseminadas por galo; menos reprodutores, com consequente diminuição dos gastos; e padronização do plantel.

Galos de até 1,17m são criados na fazenda e passam por processo de aprimoramento genético
Galos de até 1,17m  passam por processo de aprimoramento genético

“Estudamos este processo há muito tempo com nossa equipe de veterinários e desde que foi implantado vem chamando atenção dos criadores de galos gigantes. Acabamos nos tornando referência nacional em inseminação artificial, realizamos cursos e workshops. Assim podemos levar ao conhecimento dos criadores e produtores as vantagens do processo e mostrar, na prática, os ganhos, tanto em qualidade quanto financeiros”, conta Higor Brion, Gerente de Marketing da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363