O prefeito eleito de Campinas Jonas Donizette (PSB) anunciou na manhã deste sábado, dia 24 de novembro, os doze primeiros secretários de sua gestão, além dos presidentes da Sanasa e da Fundação José Pedro de Oliveira, a Mata Santa Genebra. Desses, oito são filiados ao PSB.
Jonas informou a criação de uma nova secretaria, a de Relações Institucionais, que terá como titular Wanderley de Almeida, presidente do PSB municipal, coordenador da campanha e do grupo de transição de Jonas. Entre suas principais funções está a interlocução entre secretarias de governo e com a Câmara Municipal.
Entre os nomes próximos ao socialista também foi anunciado o de Mário Orlando Galves de Carvalho, para a Secretaria de Assuntos Jurídicos. Mário Orlando atuou na campanha de Jonas.
O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes, também do PSB, será o secretário de Finanças, pasta à qual será fundida a Secretaria de Receitas. Hamilton não compareceu à apresentação dos secretários porque está viajando.
O coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campinas, Marionaldo Fernandes Maciel (PSB), será o secretário de Recursos Humanos. E o engenheiro civil Pedro Henrique Delamain Pupo Nogueira, também do PSB, será o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira.
Outros três nomes do PSB também integrarão o primeiro escalão de Jonas. Dois deles são professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O compositor Ney Carrasco, do Departamento de Música da Unicamp, será o secretário de Cultura. O professor titular de Hemoterapia e Hematologia do Departamento de Clínica Médica da mesma universidade, Carmino Antonio de Souza, será o secretário de Saúde.
E o vereador Arly de Lara Romeo será o presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa). Arly, que é advogado, terá como uma de suas missões manter a Sanasa como empresa pública e forte, além de garantir que a instituição cumpra seu papel de levar infraestrutura a bairros de Campinas que estão há décadas sem saneamento.
No primeiro grupo de secretários ainda estão dois nomes do PSDB. Para a Secretaria de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública, Jonas nomeou o advogado Luiz Augusto Baggio. Para a Secretaria de Gestão e Controle, o prefeito eleito nomeou Flávio Henrique Costa Pereira, que atuou como advogado na campanha do socialista.
Rogério Menezes, que foi candidato a prefeito de Campinas pelo PV, será o secretário do Verde e Desenvolvimento Sustentável, nova denominação da Secretaria de Meio Ambiente.
Outra secretaria que mudou de nome é a Desenvolvimento Econômico e Social, que passou a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e terá como titular o empresário Samuel Rossilho, filiado ao DEM.
Para a pasta de Serviços Públicos foi nomeado o agrônomo, administrador e urbanista Ernesto Paulella, sem filiação partidária. O professor Campos (Oldemar Elias), do PSC, será o secretário de Esportes.
Durante o anúncio, Jonas Donizette ressaltou que seu governo terá um perfil técnico e que para a escolha estão sendo levados em conta a competência e o comprometimento com Campinas. Mas garantiu que dará espaço também para nomes políticos e que fará um governo de coalizão.
O prefeito eleito disse, ainda, que vai apresentar todos os secretários – são 23 mais 10 presidentes de administração indireta – em três etapas.




