A marca, que é referência em informação nos distritos amplia sua presença nos meios digitais
O Jornal Local completa em abril 19 anos contando a história dos distritos; transformações gráficas, conteúdo, cadernos temáticos, cores e fotos, foram o percurso nesta caminhada do Jornal Local, que agora dá mais um passo nessa constante dinâmica de comunicação com notícias atualizadas diariamente no site, que é completo e interage com o público leitor.
Atento as tendências tecnológicas, e com o avanço das mídias digitais, o Jornal Local já algum tempo que administra uma página no Facebook, que assim como o site é atualizada diariamente com notícias e promoções comerciais. Dessa forma, o conceito dos diretores do Jornal Local, é que a informação deve estar cada vez mais acessível aos leitores, seja qual for a plataforma escolhida (impressa ou digital).
“Antes, as reformas que fazíamos eram apenas no veículo impresso. Hoje, além do impresso, temos que pensar que também nas mídias digitais, que precisam estar cada vez mais próximas do nosso leitor”, diz Sandra Venâncio, editora do Jornal Local. “Quem busca informação com a credibilidade que o Jornal Local conquistou nesses anos de história também quer ver a mesma qualidade nos veículos digitais”, diz a editora.
Nos últimos tempos, o Jornal Local tem buscado atender com mais velocidade os leitores que não querem esperar para ver seus problemas e sugestões atendidos. Além do novo portal, desde o ano passado que o Jornal Local vem investindo na interatividade através das redes sociais, que os acadêmicos costumam chamar de “jornalismo participativo”, pelo qual há uma interação mais ativa dos leitores com o jornal.
Redes Sociais
Presente nas principais redes sociais, o Jornal Local já atingiu 4.900 seguidores no Facebook e 3.784 no Twitter. Nessas plataformas, o jornal divulga as matérias e informações mais importantes do dia. No Instagram, já somos mil seguidores, que podem ver fotos dos fotógrafos e de nossos leitores.
Com a profusão de informações e postagens que circulam na rede, as publicações da imprensa precisam ser mais atrativas para conquistar o público, que em primeira instância, se informa apenas por meio do Facebook. “Estamos na era de imagens. Visualizamos a notícia muito mais rápido quando é acompanhada de uma foto ou um vídeo”, afirma Sandra.
Estar nas redes implica em também estar aberto às críticas, elogios e observações dos internautas. Dos comentários podem surgir pautas, o que estreita ainda mais a relação das pessoas com a imprensa.
Interatividade do leitor
O potencial de interatividade dos leitores aumentou com a popularização do WhatsApp, são em média 30 mensagens por dia sobre os mais variados assuntos – reclamações de moradores que muitas vezes não conseguem resolver suas reivindicações através dos órgãos públicos – e, por isso acabam utilizando o Jornal Local como canal de comunicação com as autoridades. Todas as mensagens são lidas e respondidas pela equipe do Jornal Local. Muitas delas acabam virando pauta e muitos dos problemas são solucionados através de nossas matérias jornalísticas, como por exemplo, a mudança de bandeira do CompreBem para Pão de Açúcar, o lixão da subprefeitura, entre outros casos resolvidos. As solicitações de pautas dos leitores podem servir também para uma notícia rápida no site, quanto para uma reportagem mais ampla no jornal impresso.
Hoje os profissionais de comunicação discutem as tendências das redes sociais, principalmente a questão do excesso de informações, e a veracidade de uma notícia, que muitas vezes não passa de boataria. Ainda que qualquer pessoa possa ser produtora de conteúdo, os meios de comunicação não perderam a credibilidade perante a opinião. “O papel do veículo é cada vez mais importante nesse sentido de legitimar a notícia”, afirma a chefe de redação Caroline Nunes, destacando que os posts da imprensa têm peso maior do que páginas não oficiais.
Jornal Local Campo Grande
Desde junho de 2013 o Jornal Local está presente também na região do Campo Grande em Campinas. No formato tabloide, o jornal traz as principais notícias da região, com matérias curtas e fotos, mas sempre mantendo a qualidade bom jornalismo exigida pelo leitor.
Facebook: jornal.local.5
Twitter: jornal_local
Instagram: @jornal.local
WhatsApp: (19) 99562-0065