18.9 C
Campinas
sexta-feira, março 13, 2026
spot_img

Juros altos sufocam crédito e travam investimento na indústria

Data:

Empresas relatam dificuldade crescente para financiar expansão e inovação

Oito em cada dez empresas industriais brasileiras enfrentaram dificuldades para obter crédito nos últimos meses, com os juros elevados apontados como o principal obstáculo ao financiamento. O quadro revela um ambiente de forte restrição financeira que afeta desde o capital de giro até projetos de investimento de longo prazo, aprofundando o desaquecimento da atividade industrial.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Entre as empresas que buscaram crédito de curto ou médio prazo, a maioria indicou o custo do dinheiro como o fator decisivo para a negativa ou desistência. Além dos juros, a exigência de garantias reais, como imóveis e máquinas, e a falta de linhas adequadas ao perfil das empresas aparecem como entraves recorrentes. No financiamento de longo prazo, destinado a investimentos estruturantes, a percepção é semelhante, com predominância das queixas relacionadas ao custo elevado do crédito.

O problema atinge com mais força as médias e pequenas empresas, que enfrentam maior dificuldade para apresentar garantias exigidas pelo sistema financeiro. Foto Arquivo/Agencia Brasil

A política monetária restritiva tem impacto direto sobre esse cenário. Com a taxa básica de juros em patamar elevado e juros reais considerados altos para padrões internacionais, o crédito se torna mais caro e menos atrativo, levando empresas a adiar ou cancelar planos de expansão, modernização e inovação. O efeito prático é a retração da demanda por financiamento, especialmente em prazos mais longos.

Mais da metade das indústrias sequer buscou crédito de longo prazo nos seis meses anteriores à pesquisa, enquanto quase metade também deixou de procurar linhas de curto ou médio prazo. Entre as que tentaram, a taxa de insucesso é significativa, sobretudo no crédito de longo prazo, onde quase um terço das empresas não conseguiu aprovação. O problema atinge com mais força as médias e pequenas empresas, que enfrentam maior dificuldade para apresentar garantias exigidas pelo sistema financeiro.

https://twitter.com/cenariumam/status/2013241042712064137?s=20

Os dados indicam ainda uma percepção generalizada de piora nas condições de crédito. Uma parcela relevante das empresas avalia que o acesso a financiamento se deteriorou tanto no curto quanto no longo prazo, enquanto apenas uma minoria percebe alguma melhora. Para a maioria, o cenário permanece estagnado em um patamar considerado desfavorável.

Outro indicativo do ambiente conservador é a baixa adesão ao risco sacado, modalidade de antecipação de recebíveis que poderia aliviar o fluxo de caixa das empresas. Poucas indústrias utilizaram ou demonstraram intenção de contratar esse tipo de operação, seja por desconhecimento, cautela ou avaliação de custo-benefício desfavorável.

O quadro expõe um dilema estrutural: enquanto o combate à inflação sustenta juros elevados, a indústria enfrenta dificuldades para acessar crédito em condições compatíveis com a retomada do crescimento. Sem alívio no custo do financiamento ou ampliação de linhas mais adequadas ao perfil produtivo, o investimento tende a seguir contido, com reflexos diretos sobre emprego, renda e competitividade do setor industrial.

A dificuldade de acesso ao crédito ocorre em um momento de desaceleração da indústria e de debate sobre os limites da política monetária restritiva. Nos bastidores do setor produtivo, cresce a pressão por mecanismos que ampliem o papel de bancos de desenvolvimento e reduzam a dependência do crédito bancário tradicional, considerado caro e pouco acessível, sobretudo para pequenas e médias empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bolsa rompe 191 mil pontos, dólar cai ao menor nível em 20 meses e mercado embala 13º recorde do ano

Entrada de capital estrangeiro e cenário externo impulsionam ativos...

Ibovespa bate recorde e encosta nos 190 mil pontos com dólar em mínimo de 21 meses

Bolsa sobe 2% em dia de euforia e entrada...

Bolsa dispara, bate novo recorde e encosta nos 186 mil pontos com sinalização de corte de juros

Ibovespa avança forte, dólar oscila e mercado reage a...

BC confirma corte de juros em março, mantém Selic em 15% e não revela tamanho do alívio

Ata do Copom indica início da distensão monetária, mas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade