A Migração Para TV Digital Gratuita em Campinas/SP e Região está próxima de ser iniciada, pois no mês de agosto os prefeitos das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) assinaram um termo de cooperação para a consolidação da TV digital nas cidades. As cidades receberão os kits de conversor digital, composto de conversor digital, antena digital e controle remoto.
Em breve as pessoas já poderão obter mais informações através do número 147 (gratuitamente) ou através do site oficial quem terá direito ao kit gratuito, qual procedimento adequado para solicitar e quais os programas sociais que fazem parte do programa.
Como Será Feita a Migração Para TV Digital Gratuita em Campinas?
Assim como já vem sendo feita a ativação do sinal digital no Brasil desde fevereiro de 2016, onde a primeira cidade foi a de Rio Verde (GO), em Campinas também não será diferente. Da mesma maneira que vem sendo conduzida com a distribuição de kits de conversor digital gratuito, avisos e procedimentos de ligação dos aparelhos compatíveis, o processo de ativação do novo sinal digital está previsto para novembro de 2017, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Com exceção de Morungaba, que faz parte de outro grupo de cidades com diferentes datas de encerramento da transmissão analógica, todas as outras 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) já se preparam para receber o novo sinal digital.
Um dos pontos mais positivos e importantes da migração para tv digital é a liberação faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitirá que todas as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G com melhor qualidade e maior cobertura no Brasil, inclusive em ambientes fechados, diferentemente do que é disponibilizado hoje.
Outro fator determinante da migração para tv digital é que o sistema disponibilizará futuramente um serviço de acesso a diversos serviços públicos, oferecidos pelas prefeituras das cidades com o sinal digital já migrado. Parcerias com o ministério da cultura, bem como outras parcerias, oferecerão por exemplo filmes e documentários diretamente na sua tv aberta, veja mais novidades aqui.
Confira quem tem acesso ao kit digital gratuito:
Para saber quem tem o direito de receber o kit, basta ligar gratuitamente para o número 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social). Ao agendar, a pessoa é direcionada para o local, dia e horário de sua preferência.