16.9 C
Campinas
terça-feira, junho 3, 2025

Lavagem da Escadaria da Catedral chega à 40ª edição em Campinas

Data:

No próximo sábado, 19 de abril, data marcada pelo Sábado de Aleluia, Campinas recebe um dos eventos mais simbólicos de sua cultura popular: a 40ª edição da Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana.

O lançamento do evento aconteceu da manhã desta terça-feira, 15 de abril, durante cerimônia na Prefeitura de Campinas. Além da divulgação do cronograma da celebração deste ano, os envolvidos com a Lavagem das Escadarias foram homenageados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com certificado de reconhecimento.

O evento também registrou o lançamento de exposição especial sobre os 40 anos da Lavagem das Escadarias.

Além do prefeito Dário Saadi, a homenagem de hoje contou com as participações das organizadoras da Lavagem das Escadarias e autoridades convidadas como, por exemplo, a vereadora Guida Calixto (PT) e o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes.

Para Dário Saadi, o evento reafirma a diversidade e a resistência que marcam a história da cidade. “A Lavagem da Escadaria representa o compromisso de Campinas com a valorização da cultura, da fé e das raízes que constroem nossa identidade como povo diverso e resistente. É também um símbolo vivo da cultura afro-brasileira e um patrimônio da cultura campineira”, disse.

Reconhecimento

Os grupos responsáveis pela organização e pelas apresentações artísticas ao longo das quatro décadas da Lavagem das Escadarias da Catedral foram homenageados pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, e pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli e da vereadora Guida Calixto (PT). A cerimônia reconheceu a importância dos coletivos culturais e religiosos que mantêm viva essa manifestação tradicional de matriz africana na cidade.

Também foram homenageados os vereadores Sebastião Arcanjo, autor das leis que incluíram a Lavagem no Calendário Oficial de Eventos de Campinas e do Estado de São Paulo, e Carlos Roberto Oliveira, responsável pelo projeto de lei que reconheceu a cerimônia como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas.

A homenagem foi realizada como parte das comemorações pelos 40 anos da Lavagem.

Exposição

A Estação Cultura de Campinas recebe, a partir do dia 15 de abril, a exposição “Lavagem da Escadaria da Catedral: Patrimônio Cultural de Campinas”, da fotodocumentarista Fabiana Ribeiro. A mostra marca as comemorações pelos 40 anos da tradicional cerimônia afro-brasileira.

Composta por 60 painéis com fotografias e textos, a exposição revela a força simbólica e estética da Lavagem das Escadarias, reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas desde 2022. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

As imagens capturam momentos emblemáticos da celebração, destacando a dimensão espiritual, coletiva e ancestral do evento. Os textos explicam o conceito de patrimônio imaterial e sua relevância para a construção da memória social, além de trazerem trechos de falas de lideranças religiosas e integrantes da manifestação cultural afrodiaspórica, oferecendo ao público uma experiência de imersão e reflexão.

História

A tradição da Lavagem das Escadarias teve início em 1985 e, desde então, se consolidou como um dos mais importantes eventos religiosos e culturais de Campinas. Com raízes nas práticas de axé, a cerimônia reúne terreiros, grupos culturais, religiosos, artistas e a comunidade em um gesto coletivo de reverência e preservação de saberes ancestrais.

Reconhecida por sua importância cultural e turística, a Lavagem da Escadaria foi oficializada no Calendário Municipal de Campinas em 1998 (Lei nº 9515/97) e no Calendário Turístico do Estado de São Paulo em 2005 (Lei Estadual nº 12.097/05). Em 2022, foi elevada a Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas, por decreto do prefeito Dário Saadi.

Cerimônia de Lavagem das Escadarias

A manifestação, que une religiosidade, cultura afro-brasileira e tradição, tem início às 9h no sábado, 19, com a chegada dos ônibus trazendo religiosos e participantes à Estação Cultura Antônio da Costa Santos (Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro).

Logo em seguida, às 10h, o cortejo parte pela tradicional Rua 13 de Maio, no Centro, em direção à Catedral Metropolitana de Campinas, onde será realizada a lavagem simbólica das escadarias em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. O ato da lavagem está previsto para 11h30.

Este ano, durante o cortejo, os grupos culturais voltam a fortalecer o percurso com suas expressões artísticas e musicais, criando uma verdadeira celebração coletiva nas ruas do Centro. A programação conta com apresentações ao longo do trajeto, e uma apresentação artística especial está prevista com o Grupo Encontro de Batuqueiros.

Após o cortejo e cerimônia da lavagem, o público poderá acompanhar atividades culturais até as 17h, encerrando um dia de celebração da memória, espiritualidade e resistência dos povos de matriz africana.

A cerimônia está sendo realizada com recursos provenientes de emendas impositivas das vereadoras Guida Calixto e Paolla Miguel.

As religiosas do Candomblé de nação Angola, Mametu Oyá Corajacy e Nengua Dango, idealizadoras da Lavagem das Escadarias, destacam a importância simbólica e espiritual do evento. “A lavagem das escadarias é um ato de fé e amor à nossa religião e também simboliza a união do povo de santo”, afirmam as organizadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Justiça concede liminar à Prefeitura e garante continuidade de serviços do Cândido Ferreira

Decisão permite que a Administração continue negociações com serviço...

Polícia Civil de Sousas desarticula quadrilha especializada em roubos a farmácias

Um dos bandidos foi preso na manhã de ontem A...

Terminal Mercado de Campinas entra na terceira fase de obras

Trabalhos começam neste final de semana com poucos impactos...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade