Durante a cerimônia de assinatura da Matriz de Responsabilidades da Copa 2014, nesta quarta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Comitê Gestor do Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Realização da Copa do Mundo de 2014 – o CGPEAC. Definir, aprovar e supervisionar as ações previstas para a realização do Mundial de Futebol é o objetivo desse novo mecanismo.
“Os órgãos integrantes acompanharão a preparação da Copa do Mundo no Brasil. O compromisso das cidades e dos estados é disponibilizar todos os dados de contratos, licitações, prazos para que o governo federal possa dar absoluta transparência, publicidade e publicar estas informações, de modo que a sociedade, imprensa e os órgãos de controle possam acompanhar detalhadamente cada investimento público utilizado na preparação do Mundial de 2014”, explicou o ministro do Esporte, Orlando Silva.
O comitê será integrado por 20 órgãos do governo federal que irão executar o Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Realização da Copa do Mundo de 2014, que é o conjunto de medidas governamentais voltado ao planejamento e execução de ações necessárias ao bom desenvolvimento do Mundial.
O CGPEAC contará ainda com um grupo de trabalho que vai coordenar e consolidar as ações, estabelecer metas e monitorar os resultados de implementação e execução do Plano Estratégico. Ele será composto pelos ministérios do Esporte, Fazenda, Planejamento e Turismo, além da Casa Civil.
Integrantes:
– Ministério do Esporte, que coordenará o comitê;
– Advocacia-Geral da União;
– Casa Civil;
– Controladoria-Geral da União;
– Ministério das Cidades;
– Ministério da Ciência e Tecnologia;
– Ministério das Comunicações;
– Ministério da Cultura;
– Ministério da Defesa;
– Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior;
– Ministério da Fazenda;
– Ministério da Justiça;
– Ministério do Meio Ambiente;
– Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;
– Ministério das Relações Exteriores;
– Ministério da Saúde;
– Ministério do Trabalho e Emprego;
– Ministério dos Transportes;
– Ministério do Turismo; e
– Secretaria Especial dos Portos.




