21.9 C
Campinas
quarta-feira, dezembro 24, 2025
spot_img

Lula lidera intenções de votos e pode vencer eleições no 1º turno, segundo Ipec

Data:

Lula está na frente em dois cenários simulados por pesquisa do Instituto Ipec com diversos possíveis candidatos, entre eles o apresentador José Luiz Datena, Ciro Gomes, do PDT, e o governador João Doria, do PSDB, com 48% e 45% das intenções de votos, respectivamente.

 

 

O ex-presidente Lula (PT) lidera o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem na frente do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), segundo pesquisa Ipec, instituto criado em fevereiro por ex-executivos do Ibope Inteligência, divulgada na noite desta quarta-feira (22) peo Jornal Nacional, da TV Globo.

Lula está na frente em dois cenários simulados por pesquisa do Instituto Ipec com diversos possíveis candidatos, entre eles o apresentador José Luiz Datena, Ciro Gomes, do PDT, e o governador João Doria, do PSDB, com 48% e 45% das intenções de votos, respectivamente.

Na Região Nordeste, entre os mais pobres, católicos e pequenos municípios os percentuais são ainda mais altos.

  • . Nordeste (65%);
  • . quem têm ensino fundamental 1 (61%)
  • . quem tem ensino fundamental 2 (58%);
  • . quem mora em municípios com até 50 mil habitantes (53%);
  • . católicos (54%).

 Primeiro cenário

Na simulação com cinco candidatos, Lula tem 48% das intenções de voto, contra 23% de  Bolsonaro. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista poderia chegar a 50%, no limite para ser eleito em primeiro turno.

Na sequência vêem Ciro Gomes (PDT), com 8%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%; o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%. Os brancos e nulos somam 10% e não souberam ou não quiseram responder, 4%.

 

Segundo cenário

No segundo cenário simulado pelo Ipec, com dez candidatos pesquisados, Lula aparece com 45% das intenções de votos e Bolsonaro com 22%.

Os demais candidatos seriam Ciro Gomes, que surge com 6%; o ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sérgio Moro (5%); o apresentador José Luiz Datena (PSL), com 3%; Doria (2%); Mandetta (1%); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), surge com 1%; o senador Alessandro Vieira (Cidadania) e a senadora Simone Tebet (MDB) não pontuaram. Neste segundo cenário, brancos e nulos alcançaram 9% e 5% não souberam ou não quiseram responder.

O que é o Ipec

O Instituto Ipec foi criado em fevereiro deste ano por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro em razão do término de um acordo de licenciamento com a Kantar Group.

 

Metodologia da pesquisa

O levantamento do Ipec foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro.

  •  . Os entrevistadores ouviram 2.002 pessoas de 141 municípios.
  • . A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
  • . O nível de confiança é de 95%, o que significa  que os resultados da pesquisa têm 95% de chance de representar a realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula assina indulto de Natal e exclui golpistas do 8 de janeiro e crimes hediondos

Decreto mantém benefício tradicional, mas endurece critérios e evita...

Aliados articulam Haddad na Casa Civil como peça-chave da sucessão de Lula

Movimentação no PT mira centralizar poder no Planalto e...

Brasil ultrapassa 500 novos mercados e aposta na diplomacia comercial para ampliar exportações

Abertura de mercados ocorre em meio a ofensiva internacional...

Protestos contra PL da Dosimetria tomam as ruas das várias capitais e pressiona o Congresso

Atos em capitais e grandes cidades denunciam anistia disfarçada...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade