27.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Lula reforça união dos Três Poderes em torno da preservação ambiental

Data:

Ao lado de relevantes autoridades da República, o presidente Lula participou, nesta quarta-feira (21), da cerimônia de assinatura do Pacto de Transformação Ecológica entre os Três Poderes, no Palácio do Planalto. O arranjo servirá à atuação conjunta e harmoniosa do Executivo, do Legislativo e do Judiciário em prol da preservação do meio ambiente e da transição energética no país. Além de Lula, referendaram o documento o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O Pacto de Transformação Ecológica pretende fortalecer a posição brasileira enquanto protagonista internacional da agenda ambiental e líder global da segurança alimentar. “Esse pacto sinaliza que o desenvolvimento que buscamos não é apenas uma política de governo, mas uma política de Estado, perene e inclusiva”, afirmou Lula, sob aplausos.

“Ao unir nossas forças em torno desse objetivo comum, estamos enviando uma mensagem clara ao mundo: o Brasil está preparado para assumir o protagonismo global no enfrentamento à crise climática”, prosseguiu o presidente.

Lula elogiou os esforços institucionais dos Três Poderes em benefício do meio ambiente, da democracia e do povo brasileiro. “Eu estou plenamente satisfeito, porque juntar os Três Poderes aqui […] demonstra com muita clareza, mas com muita clareza mesmo, que o Brasil voltou à normalidade civilizatória e que os Poderes, com autonomia, saberão se respeitar e cada um cumprir seu dever”, afirmou.

Entre os objetivos do acordo firmado nesta quarta, destacam-se a sustentabilidade ecológica, o desenvolvimento econômico sustentável, o respeito aos direitos de gerações futuras e a resiliência a eventos climáticos extremos. As ações estão divididas em três eixos fundamentais: ordenamento territorial e fundiário; transição energética; e desenvolvimento sustentável com justiça social, ambiental e climática.

Meio ambiente e direitos humanos

O presidente do STF lembrou da relação entre meio ambiente e direitos humanos ao mencionar a recente catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul. Barroso também fez questão de dizer os nomes dos principais negociadores do Pacto de Transformação Ecológica: a secretária-geral da Presidência do STF, Aline Osorio, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Crescimento de empregos formais em 2023 foi puxado por pessoas acima de 40 anos

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2023...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...

Secretaria de Saúde confirma mais seis mortes por dengue e total chega a 71

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363