O presidente Lula sancionou, na última quinta-feira (21), a Lei 15.032/24, que condiciona a transferência de recursos públicos para entidades esportivas ao compromisso de adoção de medidas para proteção de crianças e de adolescentes contra abuso sexual.
“Gol em defesa das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou Lula, em postagem na rede social X. “Sancionei hoje projeto que prevê que as entidades esportivas somente receberão os recursos públicos se tiverem compromisso com a defesa dos direitos de criança e adolescente e do combate à violência sexual. É uma luta de todos.”
Obrigações
De autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), a matéria determina que, a partir de agora, clubes de futebol e outras associações esportivas só poderão receber patrocínios ou qualquer tipo de verba de bancos públicos mediante assinatura de compromisso de adoção de medidas para a proteção de crianças e adolescentes contra abusos e todas as formas de violência sexual. Além disso, essas entidades deverão seguir os deveres de:
I – apoio a campanhas educativas, no seu âmbito, alertando para os riscos da exploração sexual e do trabalho infantil;
II – apoio às linhas e montantes orçamentários adequados para a efetivação plena das campanhas educativas;
III – qualificação dos profissionais que atuam no treinamento esportivo de crianças e adolescentes para a atuação preventiva e de proteção aos direitos de crianças e adolescentes;
IV – adoção de providências para prevenir o tráfico interno e externo de atletas;
V – instituição de ouvidoria para receber denúncia de maus tratos e de exploração sexual de crianças e adolescentes;
No X, a autora da matéria exaltou a sanção: https://x.com/erikakokay/status/1859734863773057205
“Dia histórico para o combate ao abuso sexual!”, celebrou a deputada Erika Kokay, pela rede social X. “O presidente Lula sancionou hoje projeto de minha autoria para proteger jovens atletas do abuso sexual. A lei condiciona o recebimento de recursos públicos pelas entidades esportivas à adoção de medidas para proteção de crianças e adolescentes contra abusos e todos os tipos de violências sexuais. Muito feliz em contar com a sensibilidade do presidente Lula com essa pauta fundamental para os Direitos Humanos.”