Mais de 80 campineiros foram orientados na ‘Escola de Direção Segura’ de patinetes elétricos, iniciativa desenvolvida pela JET no último fim de semana. A empresa é a locadora de patinetes elétricos na cidade, e realizou a ação educativa na Praça Arautos da Paz.
Na iniciativa ‘Escola de Direção Segura’, a população tem a possibilidade de conhecer como utilizar o sistema de freios e demais itens de segurança dos veículos, além de receber informações sobre o uso adequado dos equipamentos e das regras de trânsito locais. As ações são mediadas por uma equipe de instrutores da empresa, que conta com apoio municipal para esta campanha de conscientização.
Os instrutores explicam aos participantes as razões para que: os usuários devam ser maior de 18 anos, não estejam sob estado de embriaguez, nem dar caronas – à medida que se trata de um transporte individual -, reduzirem a velocidade em faixas de pedestres e lombadas. Além disso, de como estacionar corretamente sem incomodar os demais munícipes.
Modernos e compactos, os patinetes elétricos azuis da JET são equipados com amortecedor, farol, lanterna traseira, seta, freio dianteiro e traseiro, com luz de freio, buzina, indicador de velocidade e de nível de bateria, além de monitoramento por GPS que limita a área e a velocidade dos equipamentos.




A empresa
Desde 2023, uma das principais startups de micromobilidade urbana, a JET, alcançou 22 municípios no Brasil, desde cidades do Rio Grande do Sul até o Sergipe. Ao todo, foram 2,5 milhões de viagens realizadas neste período. Somando, alcançando 7 milhões de quilômetros percorridos, com 1 milhão de usuários no país e uma frota que abrange 10 mil patinetes.
Ainda, em alguns municípios, há parcerias com estabelecimentos comerciais, como a disposição de powerbanks e, junto a prefeituras, de bicicletas elétricas: Florianópolis, Vila Velha e Tramandaí. Ao todo, foram mais de US$ 17 milhões em investimento no país, e a empresa planeja duplicar a sua frota – 20 mil veículos – até o final de 2025.
Atenta à segurança no trânsito, a JET também realizou neste ano 100 eventos nomeados de Escola de Direção Segura, onde instrutores da empresa orientaram mais de 50 mil pessoas sobre o uso adequado dos veículos aos fins de semana. Criada em 2021, a JET está presente em oito países com destaque no Leste Europeu e Ásia Central e, mais recentemente, atuando na América Latina.