O Palácio do Planalto disse respeitar as manifestações ocorridas neste domingo (4) em diversas cidades brasileiras de apoio à Operação Lava Jato e combate à corrupção. Por meio de nota à imprensa, o governo do presidente Michel Temer disse que os atos demonstraram novamente a “força e a vitalidade de nossa democracia” e lembrou a necessidade de o Poder Público atender as demandas da população.
Os atos ocorreram pela manhã e à tarde nas cerca de 200 municípios. Mais cedo, a Câmara dos Deputados e o presidente do Senado, Renan Calheiros, também comentaram os protestos, já que havia críticas nominais a Renan e ao pacote de medidas contra a corrupção que foi alterado pelos parlamentares na última semana.
“Milhares de cidadãos expressaram suas ideias de forma pacífica e ordeira. Esse comportamento exemplar demonstra o respeito cívico que fortalece ainda mais nossas instituições. É preciso que os Poderes da República estejam sempre atentos às reivindicações da população brasileira”, destacou o Planalto, no comunicado.
Campinas
Milhares de pessoas foram as ruas de Campinas em um ato contra a corrupção e também contra as alterações do projeto das Dez Medidas Contra a Corrupção.
A concentração começou por volta das 10h, no Largo do Rosário. Cerca de uma hora depois os manifestantes saíram em passeata pela avenida Francisco Glicério, seguindo pela Rua Conceição, Irmã Serafina e General Osório.
A manifestação terminou pouco depois do meio dia com cerca de cinco mil manifestantes, segundo os organizadores. O ato começou e terminou com o Hino Nacional Brasileiro.