A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, realiza neste sábado, 7 de outubro, às 10h, o plantio de 180 mudas de espécies nativas e frutíferas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Piçarrão, localizado na Rua Decival Rodrigues de Araújo, próximo ao número 731, Campinas.
A ação dá continuidade ao projeto Gênesis Construtores de Florestas Urbanas, promovido pela FJPO em parceria com a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O projeto Gênesis, que teve início em 2021, tem como objetivo a recuperação de áreas verdes da cidade e a formação de florestas urbanas em trechos de parques e praças. Para isso o projeto já atuou em diferentes áreas, como o Parque Linear Capivari, Lagoa Taquaral e Fazenda Chapadão, além das Áreas de Preservação Permanente (APP) que fazem parte do Corredor Ecológico Mata de Santa Genebra. Estima-se que a iniciativa foi responsável pelo plantio de 30 mil mudas em áreas verdes desde sua criação.
O foco nesta próxima ação será no plantio de árvores nativas e frutíferas, como jequitibá-rosa, pitanga, uvaia, lixa, saguaraji, dentre outras. As mudas são cultivadas no viveiro da própria fundação e também provenientes de Termos de Compromisso e doação da Secretaria do Verde. As próximas ações planejadas são na EMEF Júlio de Mesquita, APP Nascentes dos Ypes II e EMEF André Tosello.
Além do plantio de mudas, o Gênesis também trabalha pela implantação de corredores ecológicos, formação de Condutores de Visitantes e dos Construtores de Florestas nos Bairros, além dos Construtores de Florestas Mirim. Esses eixos buscam construir e consolidar uma cultura de apreço pelas áreas verdes e uma maior conscientização dos cidadãos, que estão convidados e poderão fazer parte da ação.