Uma equipe de fiscalização ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou na tarde desta quinta-feira, dia 24 de maio, uma fiscalização preventiva na APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas, que abrange os distritos de Sousas, Joaquim Egídio e o bairro Carlos Gomes. O objetivo da ação é identificar eventuais problemas com relação a construções e intervenções realizadas de maneira irregular no local.
Para o diretor de fiscalização, Flávio Gordon, a ação também é uma oportunidade de aconselhar e explicar aos moradores sobre a APA e a melhor maneira de agir diante de possíveis irregularidades. “Queremos orientar as pessoas que desconhecem a legislação ambiental, quanto à regularização de suas propriedades e evitar que problemas semelhantes aconteçam no futuro”, explicou o diretor.
A equipe de fiscalização conversou com os proprietários que tiveram as casas avaliadas como irregulares, e orientou que elas precisam ser regularizadas junto à Prefeitura. Na próxima semana será feita uma nova vistoria e os moradores serão formalmente notificados.
Segundo o diretor de fiscalização, a ação preventiva deve seguir até o final do ano, tendo como prioridade a APA de Campinas, a região da Mata de Santa Genebra e o Parque Linear Ribeirão das Pedras, em Barão Geraldo.
Participaram da ação além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Guarda Municipal Ambiental e a subprefeitura de Joaquim Egídio.




