A guarita de entrada do antigo loteamento Jatibaia foi derrubada no último dia 2 por determinação do Ministério Público a pedido da Prefeitura. A ação aconteceu após a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pela a Associação do moradores do Jatibaia. Com isso, o Jatibaia volta a receber os serviços prestados pelo Poder Público, como limpeza, poda de árvores e manutenção do asfalto.
O Diretor da Macrozona Leste de Campinas, Vinícius Gratti, que assumiu o cargo em janeiro, foi um dos responsáveis pela retirada da guarita e início das melhorias no antigo bairro, como a recuperação do asfalto em várias ruas. Ao tomar conhecimento do problema dos moradores do Jatibaia intermediou as negociações entre o Poder Público e a Associação. “O meu papel foi promover o diálogo entre a Associação de moradores junto à Prefeitura, o que possibilitou solucionar o problema que vinha se arrastando há muito tempo. Me empenhei em ajudar a resolver o conflito”, explica o diretor que trabalha e respeita as diretrizes do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (Congeapa), conservando as leis ambientais.
Alair de Almeida, presidente do Jatibaia, espera que as futuras melhorias no local façam com que mais moradores paguem a taxa de contribuição. “Com mais moradores contribuindo podemos investir mais em segurança e até diminuir a taxa”. A maior parte do dinheiro é destinado a um fundo de reservas para eventualidades.
A presidência do Jatibaia alugou uma guarita provisória para proteger os vigilantes das chuvas e ela funciona apenas como segurança e não para controle de acesso.
Macrorregião Leste
A cidade de Campinas é dividida entre macrorregiões. Sendo qeu os distritos de Sousas e Joaquim Egídio englobam a área regional AR 14. Sua abrangência vai até o Alphaville.
Antes de assumir a direção como diretor da macrorregião leste, Vinícius Gratti foi vereador na gestão 2005-2008. Em 2009 assumiu a diretoria de cultura da cidade em janeiro deste ano quando assumiu o novo cargo.




