O Mercadão, mais antigo centro de compras de Campinas e um dos marcos arquitetônicos da cidade, está tendo o visual revitalizado. A Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia municipal responsável pelo estabelecimento, começou a manutenção da pintura da parte externa do prédio, além da renovação da sinalização de solo do estacionamento interno.
Localizado no centro, entre as ruas Benjamim Constant, Ernesto Kullman, Barreto Leme e Álvares Machado, o Mercado Municipal une o tradicional e o moderno. Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevêdo, foi inaugurado em 12 abril de 1908, na gestão do prefeito Orosimbo Maia, estando, portanto, prestes a comemorar 105 anos. O prédio foi tombado em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e, em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).
Segundo lembra o presidente da Setec, Sebastião Sérgio Buani dos Santos, o Mercadão foi também, durante bom tempo, ponto de encontro de jornalistas e intelectuais da cidade, que se reuniam para apreciar os petiscos vendidos ali e, invariavelmente, se transformava em palco para discussão dos grandes temas nacionais e municipais.
O prédio foi eleito como uma das “Sete Maravilhas de Campinas”, em 2007, num concurso promovido na internet, ficando na 5ª colocação, com 5.674 votos, e por duas vezes consecutivas, em 2011 e 2012, foi considerado o ponto preferido pelos campineiros, de acordo com a Revista Metrópole, com mais de 70% dos votos.
O Mercadão possui 143 boxes (98 no prédio central e 45 bancas externas). O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 18h30 e, facultativamente, aos domingos e feriados, das 7h às 12h.