Mesmo com Carnaval e mês mais curto, geração
de vagas foi praticamente igual à de janeiro
O estudo mensal realizado pela Ricardo Xavier Recursos Humanos apontou que, em fevereiro, apesar de ter havido menos dias úteis, o número de oportunidades se manteve estável. No período, foram criadas 1.728 novas posições, o que equivale a uma diminuição de apenas 2,5% na comparação com o primeiro mês do ano, quando foram geradas 1.772 vagas.
“O resultado de fevereiro foi muito positivo, já que, além do Carnaval, tivemos menos dias úteis. Isso significa que não houve diminuição na contratação e que o cenário otimista para os próximos meses se mantém”, avalia Hélio Terra, Presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos.
Para Hélio Terra, outro fator que chamou a atenção foi o aumento no número de vagas oferecidas por empresas multinacionais. “Apesar de as companhias brasileiras ainda liderarem o número de oportunidades, houve um aumento de cerca de 5% na oferta das vagas das multinacionais em relação a janeiro. Isso confirma a tendência de que, cada vez mais, essas empresas se instalarão no País”, observa.
Profissionais mais procurados
Segundo o levantamento mensal da Ricardo Xavier Recursos Humanos, os engenheiros continuam no topo dos profissionais mais requisitados no mercado. Em fevereiro, 26,8% do total das vagas abertas foram para eles. Confira a relação das dez graduações mais solicitadas no período:
1. Engenharia
2. Administração
3. Ciências Contábeis
4. Economia
5. Propaganda/ Publicidade e Marketing
6. Psicologia
7. Tecnologia da Informação
8. Direito
9. Análise de Sistema
10. Comércio Exterior
Áreas com maior demanda
Em fevereiro, de acordo com o estudo da Consultoria, a área Comercial foi a responsável pelo maior número de oportunidades, com 12% do total das vagas. Em seguida, as áreas que mais se destacaram foram: de Engenharia, com 11%; Administrativa, com 8%; Industrial e de Recursos Humanos, com 7% cada; Financeira, com 6%; e de Marketing, Contabilidade e Tecnologia da Informação, com 4% cada.
De onde vêm as vagas
Assim como nos meses anteriores, as companhias nacionais continuaram no topo das empresas que mais abriram oportunidades de trabalho, com 77% das posições, sendo o restante das vagas oferecidas pelas multinacionais.