Grande parte dos mercados imobiliários mundiais está em alta, segundo pesquisa global trimestral realizada pela Colliers International. Todos apresentam uma característica de aumento de demanda, com conseqüente queda de vacância. A pesquisa aponta o Brasil como um dos mercados imobiliários mais atrativos para investidores estrangeiros, ao lado de países como Polônia e Ucrânia.
A pesquisa contou com a participação de 200 investidores privados e institucionais com imóveis em torno de US$ 710 bilhões. O principal objetivo do estudo é entender melhor as atitudes do investidor no mercado atual, em termos globais e regionais, incluindo a perspectiva dos investidores para os próximos 12 meses.
Com a maior parte do mercado mundial pronta para o aumento da demanda e com o conseqüente aumento do valor dos aluguéis, 60% dos entrevistados demonstraram interesse em ampliar suas carteiras imobiliárias nos próximos 12 meses, enquanto apenas 31% disseram que planejam mantê-las nos níveis atuais. Uma amostra de 9% dos participantes planeja uma redução na carteira de imóveis.
No que se refere a América Latina, 82% dos investidores esperam expandir ou manter seus atuais negócios imobiliários durante os próximos 12 meses, pois a região está perto de alcançar o topo do ciclo de mercado. No primeiro trimestre, esse mercado tinha apenas 50% do potencial esperado atualmente.