20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Mercedes no ABC suspende contrato de 1.200 trabalhadores

Data:

São Bernadro do Campo (SP) – Manifestação dos trabalhadores da Mercedes Benz em defesa do emprego bloqueia a Via Anchieta (Rovena Rosa/Agência Brasil)

 

A Mercedes-Benz vai adotar o sistema de lay-off (suspensão do contrato de trabalho) para 1.200 trabalhadores na fábrica de São Bernardo, de dois a três meses. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que realizou assembleia na tarde dessa quinta-feira (13), quando os funcionários aprovaram a proposta de acordo.

No início do mês, a Mercedes havia anunciado férias coletivas para 300 trabalhadores, além de diminuição da produção durante as semanas e fechamento do segundo turno a partir de maio. A fábrica do ABC tem aproximadamente 8 mil funcionários, sendo 6 mil na produção.

“É importante ressaltar que todos esses trabalhadores têm garantia de retorno para a fábrica”, afirmou o coordenador de representação na Mercedes, Sandro Vitoriano. “E, para dar mais tranquilidade para as pessoas, em caso da necessidade de um novo lay-off, dependendo de como o mercado de caminhões e ônibus se comportará, quem entrar agora na Mercedes não estará em um eventual próximo lay-off”. Ele lembrou ainda que os trabalhadores recebem 100% do salário líquido durante esse período, além de passar por curso de formação profissional.

https://twitter.com/wandersonpstubh/status/1568263866546814976?s=20

 

Juros abusivos

Já o diretor executivo do sindicato Aroaldo Oliveira da Silva voltou a criticar a taxa básica de juros e a política do Banco Central. “O maior vilão é a taxa de juros abusiva, que deixa o financiamento mais caro, as pessoas não compram e há a queda na produção. A maioria das pessoas não compra ônibus nem caminhões à vista”, afirmou.

O problema da taxa não se limita ao setor automobilística, acrescentou Aroaldo. “Também atinge quem quer financiar um carro, uma geladeira. Os juros altos afetam o consumo, o emprego e a renda. É preciso baixar a taxa para a economia reagir. Nossa luta é pela retomada do desenvolvimento do país e é nossa obrigação tomar à frente da discussão da economia brasileira”, reagiu o dirigente, que preside o IndustriALL no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

TRF1 retira acusação contra um dos réus pela morte de Bruno e Dom

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado...

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões

As seis dezenas do concurso 2.772 serão sorteadas, a...

Lotofácil da Independência sorteia prêmio estimado em R$ 200 milhões

Os 15 números do concurso 3.190, especial da Lotofácil...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363