O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) exibe nesta terça-feira, 19 de março, às 19h, o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, produzido no Brasil e dirigido por Glauber Rocha. A sessão faz parte do Ciclo “O Brasil de Glauber”, sob curadoria do jornalista Laerte Ziggiatti, que homenageia o cineasta até o dia 16 de abril.
Laureado com o “Grande Prêmio Latino-Americano” no Festival Internacional de Mar del Plata – Argentina – em 1966, e considerada um marco do Cinema Novo, a fita conta a história de Manuel (Geraldo Del Rey), vaqueiro que, revoltado com a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Perseguido por jagunços, foge com a esposa Rosa (Yoná Magalhães) e se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento por meio do retorno a um catolicismo místico e ritual.
Porém, ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Fugindo novamente, o casal encontra o bando de Corisco (Othon Bastos), cangaceiro remanescente do grupo de Lampião, que batiza o personagem central como “Manuel de Satanás”, e este mergulha no mundo do cangaço nordestino.
Ciclo
Mais do que aspectos estéticos e narrativos, o ciclo “O Brasil de Glauber” pretende levantar discussões acerca das interpretação e análise da realidade social, política, econômica e cultural do país na segunda metade do século. Os principais filmes do diretor baiano serão exibidos pelo MIS até o dia 16 de abri, toda terça-feira, às 19h.
Serviço
Ciclo “O Brasil de Glauber”
Filme: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”
Ano/Duração: 1963 / 125 min
Data: 19 de março, terça-feira
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro
Entrada: Gratuita
Capacidade do cinema: 60 lugares