O monitoramento de áreas verdes por meio de drones, realizado pela Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, foi destaque numa publicação do portal da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomerciosp).
A reportagem concorre ao 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, no qual serão reconhecidos projetos em diferentes categorias, como de empresas, ONGs e de estudantes.
O projeto de monitoramento de áreas verdes com utilização de drones é uma parceria da Secretaria Municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável com o Colégio Cotuca, vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A reportagem destaca que a fiscalização de áreas verdes tem obstáculos técnicos pelas dimensões e pela necessidade de precisão. Os Veículos Aéreos Não Tripulados ou Veículos Aéreos Remotamente Pilotados, conhecidos como drones, têm apresentado bons resultados quando adotados para acompanhamento de áreas reflorestadas.
A publicação ressalta que Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas também identificou esse potencial do equipamento em benefício do meio ambiente. Por meio de parceria com o Colégio Cotuca, vinculado à Unicamp, a pasta implementou na cidade o monitoramento de áreas utilizando drones.
V e educação ambiental.





