18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Monumento aos Heróis de 32 será restaurado

Data:

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, José Afonso da Costa Bittencourt, recebeu nesta segunda-feira, dia 21 de maio, o deputado federal Guilherme Campos, o presidente do Núcleo Aldo Chiorato, 1º tenente Rafael Cambuí Mesquita Santos, e o 1º secretário do Núcleo Aldo Chiorato, cabo PM Aldo José Soares dos Santos, para tratar da primeira restauração do Monumento aos Heróis de 32, localizado na entrada do Cemitério da Saudade.
Uma emenda parlamentar proposta pelo deputado, viabilizou a verba de R$ 100 mil para a restauração que deve estar pronta para as comemorações de 9 de julho. Neste ano Movimento Constitucionalista comemora 80 anos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, José Afonso da Costa Bittencourt, “a intervenção no monumento cumpre com o propósito de valorizar os acontecimentos e significados atribuídos ao movimento de 1932. Mas, mais do que isso, ela se define como um marco da restauração do Cemitério da Saudade, processo que poderá se fazer acompanhar pela estruturação da visitação turística no interior deste célebre território”, disse.

 

Saiba mais

O Monumento aos heróis de 32, de autoria de Marcelino Velez, foi inaugurado em 9 de julho de 1935. O mausoléu, erguido pela iniciativa privada, abriga os restos mortais de 34 voluntários campineiros que morreram em decorrência do movimento constitucionalista de 1932. Também conhecido como Revolução de 1932, ele consistiu na eclosão de um conflito armado capitaneado por paulistas com suas forças civis e públicas em defesa da Constituição brasileira frente à continuidade do governo provisório de Getúlio Vargas, instituído por força militar em 1930.

A importância atribuída pelo povo paulista a estes acontecimentos motivou a criação de agremiações e acervos na cidade, constando entre eles a Sociedade Veteranos de 32 MMDC Campinas, o Clube dos Veteranos (1974), o Museu 9 de Julho e o acervo da Revolução de 1932 guardado pelo 8º Batalhão da Policia Militar de Campinas; testemunhos que permanecem vivos na sociedade e que ganham realce durante as comemorações do dia 9 de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363