25.9 C
Campinas
sábado, março 7, 2026
spot_img

Inflação de 2012 cai pela oitava semana seguida

Data:

A projeção de analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, caiu pela oitava semana seguida. Desta vez, a estimativa passou de 5,3% para 5,29%. Para 2013, a expectativa foi mantida em 5%, também pela oitava semana consecutiva. Essas projeções estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.

Cabe ao BC perseguir essa meta de inflação estabelecida pelo governo. Um dos instrumentos para controlar os preços é a alteração na taxa básica de juros, a Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduz a Selic para estimular a atividade econômica ou eleva a taxa quando avalia que a economia está muito aquecida, com alta dos preços. Nesse caso, o Copom sobe a taxa para incentivar a poupança, desestimular o consumo e segurar a inflação.

Na semana passada, o Copom optou por reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, pela quarta vez seguida. Atualmente, a taxa está em 10,5% ao ano. Para o final de 2012, os analistas esperam que a Selic fique em 9,5% ao ano, há seis semanas. Mas ao final do próximo ano, a expectativa é de que a Selic esteja em patamar mais elevado – 10,25% ao ano.

A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 5,24% para 5,22%, neste ano, e de 4,7% para 4,75%, em 2013.

A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi ajustada de 4,99% para 5,01%, este ano, e permanece em 4,9%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), o ajuste foi de 5,01% para 5%, este ano, e de 4,94% para 5%, em 2013.

A estimativa dos analistas para os preços administrados foi alterada de 4,2% para 4%, em 2012, e segue em 4,5%, no próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...

Receita Federal apreende 450 quilos de cocaína no Porto de Santos

  A atuação da Divisão de Vigilância e Repressão ao...

Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região de Campinas

  Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região...

Garotinho, ex governador do RJ foi preso hoje

  O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR)...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade