Nos dias 6 e 7 de novembro, o Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT), da Associação Cornélia Vlieg, do Cândido Ferreira, comemora seus 20 anos de atividade com o evento “20 anos de Oficinas de Trabalho em Campinas”. A programação acontece no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
No dia 6,das 17h30 às 21h, acontece a mostra coletiva “Entre fatos e fotos: a construção de uma história”, dos fotógrafos Ricardo Lilika, Henrique Lukas, Régis Moreira, André Vanini e Denise Maher. Serão 41 fotos que retratam as sutilezas do trabalho desenvolvido pelos usuários das oficinas. Nesse mesmo dia, será lançado o vídeo “O Trabalho e a Economia Solidária na Saúde Mental: 20 anos do NOT”, com direção de Bruno Fantini e Assistência de direção de Davi Matthiesen. Na seqüência acontece a entrega do Prêmio: Experiências exitosas em Cooperativismo Social, numa parceria da Associação Cornélia Vlieg com o Banco da Mulher, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas e o Projeto PROMACOOP Social. A programação da noite se encerra com o lançamento do livro “Saúde Mental e Economia Solidária – Armazém das Oficinas: Um olhar para além da produção”, de autoria dos profisisonais do Cândido Ferreira, universidades e parceiros, organizado por Cleusa Cayres e Josely Rimoli.
No dia 7, das 8h às 18h, acontecem as mesas de debate (programação abaixo), para as quais as inscrições já estão abertas gratuitamente pelo fone (19) 3758-8629. O objetivo do evento além de comemorar, é dar visibilidade para os projetos de trabalho e geração de renda que funcionam na Rede de Saúde Mental de Campinas e ter estimular a troca de experiência.
Desde 1990, a parceria com a prefeitura de Campinas possibilitou inúmeras transformações no Cândido Ferreira. A instituição conta atualmente com 13 oficinas profissionalizantes que atuam na área de vitral artesanal, vitral plano, velas, mosaico, construção civil, ladrilho hidráulico, parceria, papel reciclado, gráfica, marcenaria, culinária e eventos, nutrição, serralheria e agrícola. Estas oficinas atendem um público aproximado de 290 pessoas, mas ainda existe uma fila de espera para abertura de vagas entre 80 a 100 pessoas.
Serviços:
Programação do Evento:
Data: 6 de novembro – terça-feira
Horário: 17h30 às 21h
Exposição de fotos – Entre fatos e fotos a construção de uma história.




