Em sua 11ª edição, o Carnaval de Joaquim Egídio promete muita animação, mantendo tradições e incluindo algumas novidades no roteiro. Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a população contará com apresentações de blocos de rua, muito samba, entre outros ritmos, como a tradicional “marchinha”.
As ruas serão enfeitadas pela comunidade, enquanto a segurança ficará por conta da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Já a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) vai colaborar com a organização do trânsito.
Os organizadores estimam que quatro mil pessoas vão passar pelo distrito diariamente. “Neste ano retornaremos às origens, com um horário mais cedo. Às 20hs teremos a saída do bloco, a fim de que as famílias possam aproveitar mais”, afirma um dos organizadores do evento e Thomaz Cavallaro.
Apresentações
O bloco Unidos da Tribo tem em média 20 participantes, que estão confeccionando os próprios bonecos e máscaras gigantes em papel machê. O grupo, que conta com o patrocínio do comércio local, se apresentará nas quatro noites de festa. Até lá, a oficina de bonecos pode ser visitada pela população até dia 17, das 20 às 22hs.
A bateria, com 40 integrantes, também se apresentará nas quatro noites e garante animar os foliões. Já o bloco da Galinhada vai aparecer no domingo, às 17hs. “Nosso objetivo é apresentar apenas marchinhas para relembrar uma época do Carnaval que já não se vê ou ouve mais. Tem funcionado, pois vamos nos apresentar em Joaquim pelo terceiro ano”, comemora um dos fundadores do bloco, Carlos de Paula. Cerca de 40 pessoas fazem parte da equipe e produzem suas próprias fantasias.
O bloco, que conta com o apoio do grupo Concentra Mas Não Sai, está aberto a quem quiser participar. Para isso, é possível comprar os trajes ou produzi-los. Vale lembrar que o grupo tem como tema a galinha e a exigência é que ela seja retratada na roupa.
Uma novidade no Carnaval de Joaquim Egídio será a presença do cavaleiro Rogério Silva, que se apresentará no sábado e na segunda, às 20hs, respectivamente.
O trajeto será o mesmo do ano passado, com concentração ao lado da Igreja São Joaquim, que fica na rua Eugênio Vicentin, às 19h30. Depois passará pelas ruas José Inácio, Heitor Penteado e Reinaldo Dias Leme. O encerramento será às 2hs da manhã, de volta à rua Eugênio Vicentin.