“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. A famosa frase é do livro O Pequeno Príncipe, obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry que inspirou o musical “O Pequeno Príncipe e as Flores do Jardim”, a ser apresentado gratuitamente nos dias 10 e 11 de agosto no Theatro Municipal de Paulínia, por 187 meninas e jovens atendidas pelo Grupo Primavera, ONG que atua há 30 anos em Campinas (SP).
“Outras 20 meninas e jovens da instituição, da mesma faixa etária – de 9 a 16 anos –, participarão do espetáculo ajudando as demais a se aprontarem durante o musical, arrumando cabelo e maquiagem, auxiliando na troca de roupas etc.”, diz Ruth Maria de Oliveira, diretora pedagógica do Grupo Primavera. Segundo ela, o fio condutor do espetáculo são dois personagens, o Aviador e a Menina moradora do Jardim São Marcos, bairro onde a ONG está sediada, que, juntos, iniciam uma transformação na comunidade. “Em paralelo, os dois personagens são cativados durante a convivência em comum.” Ruth cita sua frase preferida do livro de Saint-Exupéry: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.
Para a produtora artística Sandra Zuliani, o musical emociona e fascina, mostrando, por meio de seus personagens, um novo caminho construtivo para a comunidade, a partir de atos individuais e coletivos. “Com esse espetáculo, pretendemos convidar o espectador a refletir sobre as dificuldades da vida e, ao mesmo tempo, mostrar que é possível superar cada obstáculo, valendo-se da força de vontade e da amizade.”
As músicas do espetáculo, que tem 55 minutos de duração, serão tocadas por uma orquestra composta por 26 músicos convidados pela ONG. As apresentações contam com o patrocínio das seguintes empresas parceiras do Grupo Primavera: Eaton, Merial, Minasa/Fios Amparo, Minasa TVP Alimentos e Proteínas S/A, Adere, Tapecol, Invista, Medley e Rigesa.
O Pequeno Príncipe e as Flores do Jardim
Datas e horários: 10/08 (quarta-feira), às 14 horas, e 11/08 (quinta-feira), às 17h30 e às 19h30.
Local: Theatro Municipal de Paulínia – Avenida Prefeito José Lozano de Araujo, 1551, em Paulínia. Capacidade: 1,3 mil lugares.
Ingressos: o espetáculo é gratuito, mas os ingressos devem ser reservados antecipadamente junto à ONG pelo e-mail gprimavera@gprimavera.org.br ou pelo telefone (19) 3246 0021. No dia 11/08, às 17h30, excepcionalmente, o público poderá retirar os ingressos uma hora antes, no próprio teatro.




