As obras no córrego Serafim, que percorre toda a avenida Orosimbo Maia, do Centro ao Cambuí, estão em fase final. A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas concluiu o trabalho de contenção da encosta do córrego, que foi de janeiro ao início desta semana, 7 de abril, e agora está fazendo a recomposição em 15 metros lineares no fundo do córrego, que deve seguir por mais 10 dias.
O engenheiro civil da Secretaria de Serviços Públicos, Antonio José Paes, explica que, no talude (encosta) do córrego foram recuperados 380 metros lineares para evitar erosão. Esse trabalho foi feito com a movimentação ou recomposição de terra e depois a concretagem do talude.
A população beneficiada é de 50 mil pessoas na região.


Manutenção
Além de passar por obras como estas, a manutenção e a limpeza dos mais de 45 córregos da cidade, incluindo o córrego Serafim, são constantes. O trabalho nos córregos exige o uso de máquinas e, em alguns casos, trabalho manual. É importante para manter o leito do córrego limpo, evitar erosões, para que a água possa fluir melhor.
Muros de gabião
No ano passado foram construídos cerca de 400 metros de extensão de muros de gabião (gaiolas de arame com pedras dentro), sendo 2 mil metros cúbicos, em trechos do córrego da Orosimbo como medida de combate às erosões. São gaiolas de arame com pedrasAcesse aqui as imagens desta matéria em alta resolução