O primeiro ônibus a utilizar Gás Natural Veicular (GNV) no Brasil circula em anonimato há 16 meses em Campinas. Os testes de conversão do motor diesel de ônibus urbanos para o sistema de GNV é um projeto piloto da Comgás, em parceria com a Itajaí Transportes e a Osasgás, que já testaram a performance, a durabilidade e a economia do veículo convertido. O objetivo é verificar a viabilidade econômica e ambiental dos veículos pesados de transporte público movidos 100% a gás natural.
Agora a equipe trabalha para adicionar mais um cilindro de combustível com o objetivo de aumentar a autonomia do ônibus-teste. Atualmente são necessários dois abastecimentos diários. O ideal é que um ônibus de linha urbana consiga percorrer o circuito de um dia sem precisar parar para reabastecer.
Mesmo com uma parada a mais do que os veículos convencionais movidos a diesel, o ônibus-teste demonstrou ser mais econômico, considerando a vantagem no preço do metro cúbico do gás natural (menos de R$ 1,00 /m³), na comparação ao preço do litro de diesel (em média R$ R$ 1,75 /l).
“Além da vantagem econômica, o ônibus-teste apresentou uma boa redução no nível de ruído e melhorias na sua dirigibilidade. No próximo mês substituiremos o sistema eletrônico do veículo para melhorar ainda mais o seu desempenho, que já é de 1,55km/m³”, explica o gerente de Vendas Veicular da Comgás e coordenador do projeto, Richard Jardin.
Tecnologia utilizada
A rota de tecnologia utilizada é o motor ottolizado, ou seja, inicialmente funcionando com o ciclo diesel, o motor foi transformado para o ciclo otto – à gasolina – ficando apto para o recebimento do gás natural.
Segundo a Comgás, a grande vantagem do projeto é tornar possível a instalação do sistema de GNV nos ônibus que já estão em circulação, barateando o custo e permitindo que o veículo seja reconvertido para diesel no final da sua vida útil. Além disso há benefícios ambientais, pois não demanda a produção de novos motores para a utilização de um combustível mais ecológico.
O Gás Natural Veicular
Por ter uma queima mais completa do que os demais combustíveis, o gás natural é uma alternativa viável para a melhoria dos problemas ambientais associados a veículos automotores. O GNV emite menos poluentes como óxidos nitrosos, dióxido de carbono (CO2) e principalmente monóxido de carbono (CO) – gases responsáveis pelo efeito estufa. Consequentemente, ele ajuda a baixar os níveis de poluição e colabora para a melhoria da qualidade de vida das populações dos grandes centros urbanos.