A Operação Estiagem volta a ser realizada na região de Sousas na manhã desta quarta-feira, dia 30 de agosto. As ações vão se concentrar nas áreas de preservação permanente do Imperial Parque e Jardim Conceição, e as equipes irão se encontrar na rua Pedro Jorge Zale por volta das 8h30.
Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil de Campinas, informou que as prioridades continuarão sendo as visitas educativas às famílias residentes no entorno das áreas de mata e a fiscalização de terrenos. “A população precisa se conscientizar de que não se deve queimar lixo nem mato nos quintais e terrenos baldios. Além de comprometer a qualidade do ar, o fogo pode se alastrar para as áreas de mata e causar incêndios de grandes proporções”, analisou o diretor.
Sob coordenação da Defesa Civil, as equipes, além das visitas educativas, irão entregar material informativo aos moradores, notificar os proprietários dos terrenos com acúmulo de mato e entulho e vistoriar as áreas com risco ambiental. Também participarão das atividades as secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio do Corpo de Bombeiros.
A ação integrada desta quarta-feira, será a 13ª desde o início da Operação Estiagem 2012, no último dia 1º de junho. As atividades anteriores foram realizadas na Mata Santa Genebra, Fazenda Santa Elisa, Parque Ecológico, Fazenda Nova Aliança, Sousas/Joaquim Egídio, Parque São Jorge, Parque Via Norte, Parque das Águas, Recanto dos Dourados, Bosque dos Guarantãs, Jardim Independência e Parque Valença.
Até o momento já foram realizadas 18.312 visitas educativas e expedidas 1.982 notificações a proprietários de terrenos com irregularidades. A Operação Estiagem 2012 será encerrada no próximo dia 30 de setembro.