O grupo Os Geraldos, com sede em Campinas há 16 anos, apresenta seu mais recente trabalho, Parará – Um Reino pela Música, no Teatro de Arte e Ofício (TAO), nesta quarta e quinta-feira (16 e 17/10). O espetáculo musical, de indicação livre para todos os públicos, é dirigido por Douglas Novais e conta com um elenco de 11 atores, que executa ao vivo uma trilha sonora baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião. As apresentações acontecerão às 20h, e os ingressos serão gratuitos e liberados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.
Dirigido por Douglas Novais, com dramaturgia e direção musical de Everton Gennari, o espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” estreou no final de 2023 e já foi apresentado em 12 cidades do estado de São Paulo. No Circuito Sesc de Artes 2024, foi a atração de encerramento do roteiro 7, circulando por praças e espaços públicos de 10 cidades da Grande São Paulo, com um público estimado em mais de 5 mil pessoas.
Recebida calorosamente por públicos de todas as idades, a peça conta a história de uma pequena princesa que não gosta de música e a proíbe em seu reino, mergulhando-o em tristeza. Arrependida, ela busca ajuda na vila encantada de Parará, onde redescobre a música por meio de notas musicais inspiradas nos pássaros brasileiros. A trilha sonora mistura ritmos icônicos do Brasil, como samba, maracatu e baião, com influências musicais globais, criando uma atmosfera envolvente e multicultural.
O espetáculo combina estímulos visuais, sonoros e emocionais, intensificados por um desenho de luz que amplia a experiência multissensorial e imersiva. As performances vibrantes, junto com o coro – inspirado no teatro grego e nas danças dramáticas brasileiras – reforçam o poder coletivo e o impacto emocional da narrativa. Além de celebrar a cultura brasileira, “Parará” aborda uma questão urgente mundial: a sustentabilidade, conectando-se com plateias de quaisquer segmentos da sociedade, ao oferecer uma experiência transformadora e universal.
Douglas Novais, diretor do espetáculo, é também ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor (2016), Mestre (2012) e Bacharel (2008) em Artes Cênicas pela Unicamp, é ator e coordenador do grupo Os Geraldos. De 2013 a 2019, foi assistente de Curadoria do Projeto Ademar Guerra, do governo do Estado de São Paulo. Em 2021, foi consultor pela OEI – Organização dos Estados Ibero Americanos e, em 2022, foi assistente de direção de Gabriel Villela no espetáculo “Henrique IV”. Esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do grupo.
Já a autoria da maioria das músicas, assim como a direção musical e a regência em cena, é de Everton Gennari. Ator e cantor, Everton é formado pelo curso técnico em Teatro do Senac Araçatuba, em que foi docente nos cursos técnicos em Teatro e Canto de 2019 a 2023. Foi orientador no Projeto Ademar Guerra, em 2015, 2017 e 2018. Diretor da Cia Banda Tribuss, que faz teatro e música com sucata. É diretor musical dos espetáculos “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico” e “Ubu Rei” (ambos com direção de Gabriel Villela), em conjunto com Babaya Morais.
Sobre o grupo
Os Geraldos têm sede em Campinas (SP) desde 2008 e atua em três frentes de trabalho: Criação Artística, ao criar e manter em circulação seus espetáculos; Projetos Formativos, ao oferecer cursos sobre a arte do ator e gestão cultural, a partir da prática do grupo e de pesquisas de mestrado e doutorado de seus integrantes; e Territórios Culturais, ao instituir espaços que possam sediar, para além das atividades do grupo, outros eventos artísticos, como ocorre em sua atual sede, o Teatro de Arte e Ofício (TAO), um dos mais importantes espaços culturais de Campinas.
O grupo já circulou por mais de 105 municípios, de cinco países e de quatorze estados brasileiros, e foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de Territórios Culturais (2017), além de receber mais de 40 prêmios, em festivais nacionais e internacionais e é filiado ao ISPA (Sociedade Internacional de Artes Performativas) desde 2023, em 2024 partirá para Barcelona para participação do projeto La Casa del Teatre Nu: Residency for Performing Artists.
O espetáculo é realizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio de emendas parlamentares, sendo o Vereador Reeleito Gustavo Petta um dos responsáveis por sua destinação.
Serviço:
“Parará- Um Reino Pela Música”
Data: 16 e 17/10, às 20h
Local: Rua Conselheiro Antônio Prado, 529 – Vila Nova – Campinas/SP
Ingressos: Retirada 1h de antecedência na bilheteria do Teatro