O Diário Oficial de Campinas traz nesta sexta (11), sancionadas pelo prefeito, as leis 15.058/2015 e 15.059/2015, de autoria do vereador Rafa Zimbaldi (PP), que criam os mais novos distritos na região Sul da cidade. O distrito do Campo Grande inclui 90 bairros e tem população aproximada de 190 mil habitantes, enquanto o do Ouro Verde – onde está localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos, maior terminal de cargas da América Latina – reúne 140 bairros e 240 mil habitantes.
“As leis concluem um processo que iniciamos em 2011, com a criação de uma Comissão de Estudos para analisar a criação dos distritos, e que passou por um plebiscito no qual a população se manifestou favoravelmente a eles. Agora a população das duas regiões terão acesso a diversos serviços e benefícios e ainda há muito trabalho pela frente neste sentido, mas a oficialização já aproxima ainda mais das regiões, por exemplo, a criação dos cartórios e do Corpo de Bombeiros regionais”, pontua Rafa Zimbaldi.
O próprio vereador está atuando, ao lado do juiz Luiz Antônio Alves Torrano (diretor da Cidade Judiciária), no processo para a instalação de um cartório em cada um dos distritos. “Estivemos com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Renato Nalini, que se mostrou extremamente receptivo à criação dos cartórios e solicitou algumas documentações que demonstrem a necessidade dos serviços na região e, além delas, precisaremos apresentar as leis que criam os distritos e que saíram hoje no Diário Oficial. Hoje toda a população dos distritos que precisa de serviços de registro civil ou de imóveis, por exemplo, precisa atravessar a cidade para ter acesso a eles e, como um cartório em cada distrito, essa situação vai mudar, trazendo não só mais conforto ao cidadão como eliminando a perda de tempo que muitas vezes o obriga a faltar no trabalho, por exemplo. Ter mais serviços na própria região deverá gerar um impacto positivo até mesmo no trânsito da cidade”, pontua.
Rafa Zimbaldi destaca ainda que o Corpo de Bombeiros também já informou que tem intenção de ter um quartel na região, o que reduzirá os tempos de atendimento a urgências e emergências nos 230 bairros. “A Câmara está trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros para identificação de terrenos no local e demais demandas nas quais eventualmente possamos ajudar. Também estamos trabalhando junto a esferas estaduais para levar outros benefícios aos distritos que dizem respeito a estas esferas, como por exemplo uma nova alça de acesso à Rodovia Bandeirantes e mesmo um batalhão da Polícia Militar”, diz.
SAMU E SUBPREFEITURAS
Vale lembrar que a própria prefeitura de Campinas já se antecipou a criação oficial dos distritos para oferecer serviços da esfera municipal à população dos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. Desta forma, em abril foi aberta uma unidade própria descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), composta por três unidades básicas e uma de UTI móvel com 12 funcionários em cada turno, e reduzindo o tempo de atendimento às chamadas das regiões. O SAMU registra em média 180 ligações/dia e em toda a cidade e os chamados da região sudoeste representam 35% das ligações totais.
Também já estão sendo reformados os prédios onde funcionarão as subprefeituras de cada distrito, oferecendo serviços como Porta Aberta e posto da Sanasa, por exemplo. A subprefeitura do Ouro Verde ficará na Rua Armando Frederico Renganeschi, entre os números 61 e 207 (Jardim São Francisco) – via paralela ao terminal rodoviário, em imóvel onde ficava uma concessionária, e ocupa terreno com 919,3 m² (640 m² de área construída). Já no Campo Grande a subprefeitura ficará na Rua Natale Bertucci, 128 (Parque Valença), ao lado da Praça da Concórdia e a 550 metros do terminal de ônibus mais próximo. O prédio também tem entrada pela Rua Manoel Machado Pereira, 90.
Fonte: Câmara de Campinas