“Uma vez realizada a consulta popular e o resultado comunicado oficialmente à Câmara, é preciso que haja uma legislação que efetivamente crie os distritos e cabe a esta Casa, de acordo com a lei de 2011, determinar legalmente a criação de ambos. É um momento histórico para toda a população de Campinas”, diz Rafa Zimbaldi. Uma vez apresentado, os PLs seguirão tramitação no Legislativo: passarão pelas Comissões Permanentes adequadas, duas votações regulamentares e, uma vez aprovados, seguirão para sanção do prefeito.
Nas eleições gerais de 5 de outubro de 2014, os eleitores de Campinas aprovaram a criação do distrito do Ouro Verde por 54,15% dos votos válidos e o do Campo Grande por 53,84%. O processo que levou ao pleito se iniciou em 2011, quando o próprio vereador Rafa Zimbaldi (eleito no ano passado como presidente da Casa para o biênio 2015/2016), após inúmeras reuniões com lideranças de bairros das duas regiões, criou uma Comissão Especial de Estudos para analisar a criação dos distritos.
Os trabalhos da CEE detectaram que não apenas seria possível como necessário criá-los, levando assim uma série de serviços públicos à população que sofria com a distância destes (a maioria localizada em bairros distantes), bem como avanços de infraestrutura. Assim, por meio de ato legislativo, foi determinada a realização do plebiscito e em 2012 o pepista peticionou a Justiça Eleitoral (PET 28544) para a realização da consulta, ocorrida em 5 de outubro de 2014. Entre outras documentações anexadas à PET, foram apresentados abaixo-assinado com apoio de mais de 1% do eleitorado do município e estudo técnico do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo, relativo à delimitação perimétrica dos Distritos a serem criados.
Durante o período que antecedeu ao plebiscito, Rafa também liderou a Frente Única em Favor da Criação dos Distritos, agindo ativamente em prol da causa. “A criação dos distritos será extremamente benéfica para as duas regiões, que são polos importantes da cidade, e que devem passar a ter não só sub-prefeituras garantindo serviços mais próximos a elas como distritos policiais, corpo de bombeiros, correios e cartórios, por exemplo”, diz Rafa, que lembrando que no último dia 9 de março a Casa já criou uma Comissão Especial de Estudos para a instalação de cartório de registro civil nos novos distritos.
Os dois futuros distritos se localizam na região Sul do Município de Campinas. O Ouro Verde reúne 140 bairros e 240 mil habitantes. Nele está localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos, maior terminal de cargas da América Latina. Já o Campo Grande inclui 90 bairros e tem população aproximada de 190 mil habitantes.





