25.9 C
Campinas
quinta-feira, fevereiro 5, 2026
spot_img

Padilha critica muita conversa e pouca ação do governo no combate ao coronavírus

Data:

Ex-ministro da saúde no governo Dilma Rousseff (PT), Alexandre Padilha, critica falta de médicos e ações por parte do governo que sejam eficazes no combate ao coronavírus

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não está tomando medidas concretas para o enfrentamento a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que já infectou mais de 164.837 pessoas e matou mais de 6.470 em 146 países, afirmou o médico infectologista e deputado federal Alexandre Padilha (PT), durante debate sobre a doença, na sede da CUT Nacional em São Paulo, nesta segunda-feira (16).

De acordo ele, até este momento, mesmo com mais de 200 brasileiros e brasileiras infectados, há muitos anúncios em entrevistas, muita conversa e pouca ação por parte das autoridades de saúde do país. Até agora nenhum médico a mais foi contratado para a rede pública de São Paulo, nenhum leito novo foi aberto, nem de enfermaria e não há consultórios nas ruas para cuidar das pessoas mais pobres.

“Nenhum equipamento social novo foi aberto para atender as pessoas em situação de rua, as que trabalham com material reciclável e as que não têm renda”, critica Padilha, que foi ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff (PT).  

A preocupação de Padilha, além dos cuidados com a saúde dessa população mais vulnerável, é com a renda,  já que em uma eventual quarentena elas não terão como sobreviver financeiramente.

“É preciso assegurar renda, um seguro-desemprego, porque essas pessoas vão perder de uma hora para outra toda a fonte de renda e o que prejudicará ainda mais a saúde tanto desse trabalhador informal quanto a da sua família”, afirma.

O ex- ministro da Saúde, lembra ainda que no país começa a estação outono/inverno – período em que aumenta os problemas respiratórios.

“Corremos o risco de um grande aumento dessas doenças na população vulnerável, que pode ser atingida, não só pelo coronavírus, mas também por outras doenças respiratórias de inverno“, alerta.

A proteção aos trabalhadores

Padilha reforça a necessidade do governo em oferecer proteção aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, dos equipamentos sociais que oferecem cuidados aos idosos, aos professores e profissionais de telemarketing que trabalham em locais de grande aglomeração de pessoas.

“Temos de tomar cuidado com esses trabalhadores e em especial aos profissionais de saúde. Eles são nossos soldados na linha de frente desse cuidado”, diz Padilha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula envia acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso e destrava maior tratado comercial do mundo

ratado cria zona de livre comércio com 720 milhões...

Pesquisa aponta Lula na liderança para 2026 e vantagem numérica em todos os cenários de segundo turno

Levantamento mostra presidente à frente no primeiro turno e...

Lula escolhe Miriam Belchior para comandar Casa Civil após saída de Rui Costa

Secretária-executiva assume ministério em abril com missão de manter...

Moraes nega encontro com dono do Banco Master e presidente do BRB e classifica informação como falsa

Ministro afirma que reunião citada por portal nunca ocorreu...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade