31.9 C
Campinas
quinta-feira, dezembro 25, 2025
spot_img

Palestinos protestam contra mudança da embaixada brasileira em Israel

Data:

Palestinos protestaram nesta quarta-feira (7), em Ramallah, contra proposta de Bolsonaro de mudar a embaixada do Brasil em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém

Um grupo de manifestantes fez um protesto nesta quarta-feira (7) em frente à representação do Brasil no Estado da Palestina, na cidade de Ramallah, contra a proposta do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de mudar a embaixada do Brasil em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém.

Do lado de fora, manifestantes seguravam cartazes com frases em inglês, árabe e português, com dizeres como ”Brasil, respeite para ser respeitado”, . “Brasil reconhece Palestina com fronteiras desde 1947” e “Transferir embaixada para Jerusalém desrespeita resolução da ONU”.

Dentro, representantes da Força Islâmica entregaram um manifesto repudiando a proposta de Bolsonaro a André Cortez, ministro conselheiro do posto brasileiro em Ramallah, que o Brasil mantém, além da embaixada em Tel Aviv, em respeito à Palestina e como demonstração de neutralidade diplomática no conflito no Oriente Médio.

Ao criar o Estado de Israel, em 1948, a ONU não reconheceu Jerusalém como capital dos judeus.

Enquanto judeus consideram Jerusalém sua capital, os palestinos querem que a cidade seja a futura capital do Estado da Palestina que ainda não foi criado.

A anexação de Jerusalém orientação por Israel, após a guerra de 1967, nunca foi reconhecida pela comunidade internacional, para a qual o estatuto da cidade santa deve ser negociado pelas duas partes e as embaixadas não devem se instalar ali enquanto não se chegar a um acordo.

Para garantir a neutralidade em relação a Jerusalém – local é sagrado para as três maiores religiões monoteístas: a judaica, islâmica e cristã -, todos os países, exceto os Estados Unidos e a Guatemala, mantêm suas embaixadas em Tel Aviv.

Os Estados Unidos transferiram o local da embaixada por decisão do presidente Donald Trump e a Guatemala foi atrás. O Paraguai, que chegou a transferir sua embaixada, voltou atrás.

Assim que Bolsonaro anunciou sua decisão de transferir a embaixada brasileira, os países árabes, aliados aos palestinos e parceiros comerciais do Brasil na compra de carne branca e vermelha, ameaçaram retaliações. Isso significa cortar a importação dos produtos brasileiros. Se isso acontecer, o Brasil também pode perder US$ 7,1 bilhões de superávit comercial com os 21 países árabes e 2,8 milhões de empregos correm risco.

SAIBA MAIS

O Egito, um dos países mais moderados do mundo árabe, cancelou de última hora uma visita do chanceler Aluízio Nunes Ferreira e de uma comitiva de empresários brasileiros que têm negócios na região.

Diante das reações, Bolsonaro disse que ainda pode rever sua intenção e tomou duas providências: apressou a escolha do futuro chanceler e está selecionando um assessor especialmente para a área externa. Já não era sem tempo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Em entrevista, Malu Gaspar cita Daniel Vorcaro como fonte e não apresenta provas contra Mores

Toda atrapalhada jornalista cita banqueiro do Master como uma...

Lula assina indulto de Natal e exclui golpistas do 8 de janeiro e crimes hediondos

Decreto mantém benefício tradicional, mas endurece critérios e evita...

Aliados articulam Haddad na Casa Civil como peça-chave da sucessão de Lula

Movimentação no PT mira centralizar poder no Planalto e...

Brasil ultrapassa 500 novos mercados e aposta na diplomacia comercial para ampliar exportações

Abertura de mercados ocorre em meio a ofensiva internacional...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade