Em julho muitas pessoas aproveitam para visitar o Pantanal, pois querem fugir do frio das regiões Sul e Sudeste e ainda aproveitar a época em que o calor matogrossense não é tão intenso quanto no Verão. A média da estação é de 21 graus e as águas já baixaram, pois no período entre junho a agosto acontece a maior estiagem (apenas 7% do total pluviométrico anual).
Mas, tanto no período chuvoso quanto na seca, a região apresenta paisagens belíssimas. Uma das vantagens da estiagem é que há mais facilidade para observar a diversidade de aves e de muitos animais, que se escondem durante a época de cheia.
Visitar o Pantanal é uma ótima oportunidade para quem nunca viu bichos como onça-pintada, a arara-azul, a anta, os peixes diversos e o pássaro símbolo do Pantanal, o tuiuiú, entre diversos outros em seu habitat natural. A diversão é garantida para adultos e para crianças, que podem fazer passeios a pé, a cavalo, de barco e em veículos apropriados para safari.
Mas, na hora de escolher a hospedagem, prefira aquelas que são fazenda, pois no local, as crianças também poderão ver animais de criação como porco, gado, galinha, entre outros.
Rica por sua fauna e flora, a região proporciona momentos memoráveis, por meio do contato com paisagens deslumbrantes e diferentes espécies de animais. Lá já foram registradas pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados, sendo 3.500 espécies de plantas (árvores e vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.





