O Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), localizado no Jardim São João, terá nova sede de atendimento e retirada de veículos. A partir de segunda-feira, dia 6 de julho, todas as instalações do Pátio ficarão no complexo da Emdec, na Vila Industrial.
Esta é mais uma fase no processo de centralização dos serviços prestados pela empresa, num único espaço, que começou em julho do ano passado, com a transferência do Departamento de Inspeção Veicular, antes localizado no Jardim Satélite Íris I, também para a sede da Emdec.
“Nosso principal objetivo é de agrupar todos nossos serviços, num ponto central do município, para facilitar os deslocamentos para quem precisa do nosso atendimento. Além de disponibilizar diversos serviços de forma remota (on-line). É mais uma ação dentro do nosso tripé de boa prática de gestão pública, que envolve a simplificação, inovação e redução de custos”, enfatiza o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
O Pátio Municipal ficará em área disponível de 45,8 mil m². Quase o dobro do espaço anterior, com 26 mil m². Além disso, a redução de custo, com a eliminação do pagamento de aluguel e segurança da área anterior, será em torno de mais de R$ 1,1 milhão por ano.
O atendimento do Pátio Municipal será pela Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028. Já a retirada dos veículos será pela Rua Antônio Manoel, nº 40, perpendicular à Salles Oliveira, próximo à entrada do túnel de pedestres que liga a Vila Industrial à Estação Cultura.
Atualmente, estão apreendidos no Pátio Municipal 4,9 mil veículos, sendo: 2,7 mil carros; 2,1 mil motos; 36 veículos pesados; e uma peça diversa. A capacidade, na localização anterior, é para 5,1 mil veículos. Agora será quase que duplicada.
“Com uma gestão eficiente, conseguimos eliminar o problema de superlotação do Pátio Municipal. E a realização de leilões de veículos, por parte do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) é bem mais contínua”, afirma Barreiro.
Pátio Municipal
Inaugurado em 1998, o Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos da Emdec recebe veículos que infringem a legislação de trânsito nas vias do município; bem como os abandonados em vias públicas e apreendidos na Operação Pancadão.
Referência nacional no setor, o Pátio da Emdec possui moderno sistema de controle de entrada e saída de veículos, monitoramento, entre outros itens de gestão, que proporcionam integridade ao veículo, garantindo sua entrega ao proprietário exatamente no estado em que foi recolhido.
Para garantir, a Emdec realiza, no momento da entrada, completo registro fotográfico da parte externa, incluindo lataria e pneus. Além da checagem dos equipamentos obrigatórios, para comprovar o real estado de conservação do veículo. O procedimento permite que, no ato da liberação, o proprietário possa conferir as condições do veículo, garantindo total transparência.
Além do checklist realizado na entrada do Pátio, também é feita a conferência da identificação do veículo, por meio da numeração de chassis, do motor e do câmbio, checando as informações com o cadastro do Detran/SP.
O Pátio Municipal também conta com segurança armada 24h e portaria informatizada. O atendimento é feito através de senha digital, com prioridade para atendimentos preferenciais.
Ações Inovadoras
A Emdec vem promovendo várias ações para facilitar e centralizar os serviços prestados à população. Desde junho, os taxistas, transportadores escolares, transportadores de ônibus fretados, permissionários do sistema alternativo de ônibus e transportadores que fazem mudanças / fretes em pontos fixos podem realizar vários procedimentos cadastrais junto à Emdec pela internet, acessando o Fale Conosco Emdec Web (www.emdec.com.br/faleconosco).
Além de obterem no site da Emdec todas as informações sobre a operação e gerarem o boleto on-line para quitar as taxas correspondentes, os transportadores regularizam os serviços a distância, sem precisar comparecer ao órgão.
A versão atualizada do Fale Conosco Emdec Web foi lançada em 12 de maio. Uma mudança fundamental, que facilitou as solicitações dos munícipes: não é mais obrigatório se cadastrar para enviar mensagem, embora seja quase sempre recomendável informar o nome, e-mail e telefone. Entre as inovações, há a possibilidade de anexar arquivos em .PDF ou .JPG, recurso até então inexistente. O avanço viabilizou a tramitação de documentos e a inclusão de imagens nas reclamações, por exemplo.
Em 5 de maio foi lançado um aplicativo para celular que reúne os principais serviços da Emdec ofertados à população. O aplicativo pode ser instalado em celulares com sistema iOS ou Android. O objetivo foi de oferecer para a população mais uma ferramenta de acesso aos serviços prestados. Além de todos os serviços, também é possível acessar as redes sociais da Emdec no Facebook, Instagram e Twiter. Para instalar, basta acessar a loja de aplicativos do celular e digitar no campo de busca a palavra “Emdec”. A atualização do aplicativo é de forma simultânea com a do portal da Emdec.
Em 12 de julho do ano passado (2019) foi inaugurada a nova instalação do Departamento de Inspeção Veicular no complexo da Emdec. As empresas que prestam serviços de transporte de interesse público têm maior facilidade de acesso. A entrada é pela Rua Dr. Salles Oliveira, 1.380 (Portaria 3), na Vila Industrial.