No próximo dia 20 de agosto, o Theatro Municipal de Paulínia irá receber importantes nomes da dança clássica internacional para um espetáculo exclusivo, com única apresentação.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulínia, Secretaria de Cultura, através do Projeto Paulínia Ao Vivo, a bailarina e diretora artística Priscila Yokoi está produzindo na cidade a primeira Gala Clássica Internacional de Paulínia, com direito a workshops gratuitos e apresentação de solistas mundialmente conhecidos, a preços populares.
“Foram 6 meses de negociações e captação de recursos para tornar viável esse sonho de produzir uma Gala nos moldes de outros países da Europa”, diz Priscila.
Entre as estrelas convidadas, o espetáculo conta com a participação de
Yoel Carreño, primeiro bailarino e solista do Ballet Nacional de Cuba.
Considerado um dos grandes nomes da dança clássica por toda a Europa e Estados Unidos, Yoel possui um extenso repertório, incluindo papéis principais em obras do grande romântico do século, criações clássicas e contemporâneas.
Reyneris Reyes e a venezuelana Mary Carmen Catoya, ambos hoje do Miami City Ballet, também fazem parte do programa da Gala. Ele, como Principal Dancer, excursionou pela Europa, Ásia, Estados Unidos e, na América Latina, detêm a Medalha Nacional de Artes de Cuba, a mais alta homenagem artística do país. Ela,
tem sido convidada para atuar como solista em apresentações na Espanha, China, Reino Unido, Itália, Israel, Canadá, Porto Rico, Uruguai, México, Bósnia, Curaçao, Trinidad e agora, no Brasil.
Do Ballet de Monterrey, México, a Gala estará recebendo Carlos Quenedit e Katia Carranza, ambos primeiros bailarinos, premiados em Festivais de todo o mundo. Durante suas carreiras, a dupla tem dançado primeiros papéis em obras de repertório como: Dom Quixote, Quebra-Nozes, La Fille Mal gardée, Copellia, Bela Adormecida, Romeu e Julieta “Pas de deux, Rose Spectrum, O Lago dos Cisnes, Cinderela, Paquita, Quatro Temperamentos,Na noite, Allegro brilhante, Le Corsaire.
Diretamente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o “berço da Dança Clássica nacional”, Renê Salazar e Márcia Jaqueline estarão apresentando o Grand Pas de Deux de “O Corsário”. Ele, já participou de diversos concursos no Brasil e no exterior, obtendo sempre as melhores colocações: Paris, Nagoya (Japão), New York (Bronze Medal e Grand Prix Sansha), entre outros.Integrou a Cia Ballet Ireland (Dublin-Irlanda), na montagem de O Lago dos Cisnes, onde apresentou-se em mais de 30 cidades da Inglaterra e Irlanda. Ela, premiada em diversos Festivais por todo o mundo, já trabalhou com Natalia Makarova, Vladimir Vasiliev, Dalal Achcar, Tatiana Leskova, entre outros grandes nomes da dança mundial.




