A linguagem única da trilogia The Norman Conquests, texto vencedor do prêmio Tony 2009, com montagens de sucesso por todo o mundo, ganha uma versão brasileira. A partir do dia 3 de dezembro, Campinas acompanhará a estreia nacional de Enquanto Isso…, uma engenhosa montagem dos espetáculos independentes de Alan Ayckbourn, com tradução e direção de Isser Korik.
O texto original é de 1973 e até hoje sustenta o título de ser o único no mundo com este formato. É o trabalho mais famoso de Aykbourn, dramaturgo vivo com mais textos montados em todo o mundo.
Espetáculos independentes?
Diferente dos modelos tradicionais de trilogia, não é necessário assistir às três peças desta obra para compreender e se divertir com a história. Todas se passam ao mesmo tempo, dentro de uma casa, em ambientes diferentes – Sala de Estar, Sala de Jantar e Jardim. Em cada um deles, os personagens vivem situações hilárias, que dialogam com os acontecimentos dos outros lugares.
Assim, o público pode ver apenas uma peça e coompreender perfeitamente a trama familiar. Mas a curiosidade do espectador cresce ao imaginar o que cada um dos personagens fez ao sair de um ambiente com destino ao de uma outra peça.
“Ver um dos espetáculos é ótimo, ver os três é uma experiência teatral única”, explica Isser Korik, que também frisa que não há ordem para ver as peças. “Não há uma ordem, não é necessário assistir a todos. Mas ao ver uma peça, cresce a vontade de ver as demais. E, ao assistir a todas as peças, o público vai se aprofundar em detalhes que até então não sabia, tornado a situação ainda mais engraçada”, explica.
Sinopse da trama
O enredo traz a história de Nilton, que se julga um presente de Deus para qualquer mulher. Ele decide levar sua jovem cunhada – Aninha – para um fim de semana de amor. Mas para que a moça possa fugir com ele, precisa convidar o irmão – Celso – e a cunhada – Laura – para darem cobertura nos cuidados com sua mãe inválida. A confusão se instala quando o caso vai para o ventilador, e toda a família acaba se envolvendo, inclusive a esposa de Nilton – Júlia – e o pretendente de Aninha – Rui. Os seis personagens integram as três peças e mostram quanta coisa pode acontecer dentro de uma mesma casa durante um curto final de semana.
ENQUANTO ISSO… NA SALA DE JANTAR
Os acontecimentos do final de semana vistos da sala de jantar são o assunto deste espetáculo. É la que Celso acha que falta comida, apesar de Laura atirar comida nele. Laura fica escandalizada com Aninha. Aninha se decepciona com os homens em geral, e com Rui em particular. Rui derruba Nilton. Nilton tem seus planos românticos enquadrados por Júlia. Júlia perde a paciência, a calma e os óculos. E é na sala de jantar que todos se complicam para decidir onde vão se sentar.
ENQUANTO ISSO… NA SALA DE ESTAR
Aqui, o público acompanha a visão dos fatos ocorridos da sala de estar. É que Celso fica louco com Rui. Rui dá com a língua nos dentes para Aninha. Aninha quase vai às vias de fato com Laura. Laura descobre um novo lado de Nilton. Nilton se entende com Júlia. Júlia descobre o charme de um tapete felpudo. E é na sala de estar que ninguém quer saber de jogos de tabuleiro.
ENQUANTO ISSO… NO JARDIM
Já nesta peça, o jardim é o plano de fundo do fatídico final de semana. É nele que Júlia deixa Rui completamente confuso. Rui consegue fazer um pedido para Aninha. Aninha faz uma proposta para Nilton. Nilton conta histórias sob a luz do luar para Laura. Laura reprova os esporte ao ar livre de Celso. E é no jardim que todos acabam deitando e rolando.
Sobre o espetáculo
Escrito em 1973, o texto The Normam Conquests tem repercussão internacional. Com quase 40 anos de existência, sua proposta inovodora se mantém única, o que lhe rende muitos prêmios até hoje. Entre as mais representativas está a sua nomeação pelo National Theatre (UK) como uma das 100 melhores peças do século, em 1999. É o texto mais expressivo de Alan Ayckbourn, que rendeu ao autor seu primeiro Prêmio Tony da carreira.
Segundo o próprio autor, a história foi escrita durante o verão de 1973, quase continuamente. O projeto – aparentemente pouco comercial e sem pretensões de sair da cidade turística de Scarborough – ganhou o mundo no ano seguinte e não parou mais de ser remontado, levando muitos espectadores por todos os países por onde passou.
Ao criar a trilogia, o autor decidiu que as peças deveriam ser independentes, mas, ao mesmo tempo, se relacionarem a ponto de aguçar a curiosidade do público para que tivessem vontade de voltar ao teatro em outras duas noites. E definiu também que só faria cessão dos direitos autorais para o aventureiro que mantivesse a montagem das três peças, na mesma temporada, para não descaracterizar a obra.
Em 1974, a montagem viajou para Londres e ganhou seus primeiros prêmios – London Evening Standard e Plays and Players Awards de melhor peça. Estreou na Broadway em 1975, mesmo ano em que foi lançado editorialmente como livro comercial. Foi adaptado para a TV em 1977 – ganhou uma versão em DVD no reino unido em 2004 -, e para o rádio em 1990, pela BBC – foi lançada em fita cassete em 1993. Seu prêmio mais recente é o Tony de 2009 por melhor remontagem, conquistado por uma montagem inglesa produzida pelo Old Vic, tradicional teatro londrino, sob direção artística de Kevin Spacey.
Sobre o autor
Sir Alan Ayckbourn é hoje o dramaturgo vivo mais encenado em todo o mundo. Nasceu em Londres, no ano de 1939. Escreveu ao longo de meio século mais de 70 peças, quase o dobro do que escreveu William Shakespeare. Ganhador de inúmeros prêmios, entre eles Olivier, Tony e Moliére, suas peças já foram traduzidas para 35 idiomas, são montadas no mundo inteiro e também adaptadas com grande sucesso para a televisão e para o cinema. Dirigiu mais de 300 peças, além de ter seu próprio grupo no National Theatre, em Londres. Foi diretor artístico do Stephen Joseph Theatre, em Scarborough, no Reino Unido por 37 anos, cargo que deixou em 2009. Continua a escrever, seu mais recente trabalho – Life Of Riley – é de 2010.
Sobre a direção
Isser Korik iniciou sua carreira de ator em 1985, no Núcleo de Estética Teatral Popular. Durante oito anos ininterruptos trabalhou como ator no grande sucesso “Vacalhau e Binho”, de Zé Fidélis. Sua mais recente atuação foi na peça “O Dia que Raptaram o Papa”, de João Bethencourt. Como diretor, além de liderar a Cia do Pátio, concebeu o projeto “Nunca Se Sábado…”, que marcou a cena paulistana durante quatro anos, e dirigiu o sucesso “O Mala”, de Larry Shue, em 2008, e em 2009, dirigiu o infantil “A Pequena Sereia”, também de Fábio Torres, baseado no conto de Hans Christian Andersen, e Grandes Pequeninos, o projeto idealizado por Tania Khalill e Jair Oliveira. Isser é também diretor artístico da Conteúdo Teatral que administra o Teatro Folha, em São Paulo e o Teatro do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas.
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Alan Ayckbourn
Direção geral e tradução: Isser Korik
Elenco: Bruce Gomlevsky, Bruna Thedy, André Correa, Einat Falbel, Fábio Ock e Júlia Carrera.
Concepção de Cenários: Gilberto Gawronski
Concepção de Figurinos: Osvaldo Gonçalves
Iluminação: Isser Korik e Paulo Henrique Jordão
Trilha Sonora: Fabio Ock
Equipe Técnica: Jardim Cabine / Coordenação Geral: Max Schiftan
Fotos: Carol Veronez
Coordenação de produção: Isabel Gomez
Assistente: Manuela Figueiredo
Assistente de Direção: Luzia Meneghini e Paulo Henrique Jordão
Realização: Conteúdo Teatral
Serviço:
Local: Teatro do Parque D. Pedro Shopping
Estreia: 3 de dezembro
Temporada: até 19 de dezembro
Datas
Na Sala de Jantar – dias 3, 12 e 18 de dezembro
Na Sala de Estar – dias 4, 10 e 19 de dezembro
No Jardim – dias 5, 11 e 17 de dezembro
Horários: Sexta e sábado, 21h, domingo, às 19h
Ingressos: Sexta e domingo – R$ 20 (Setor 2 ) e R$ 30 (Setor 1) / Sábado – R$ 30 (Setor 2 ) e R$ 40 (Setor 1 ) – Combo para as três peças : R$ 63,00 (21,00 cada)
Duração: 80 minutos (cada peça)
Classificação indicativa: 16 anos
TEATRO
PARQUE D. PEDRO SHOPPING
Entrada das Flores
Av. Guilherme Campos, 500 – Santa Genebra – Campinas (SP)
Bilheteria / Televendas: (19) 3756 9890 / 3756 9891
Site: http://www.conteudoteatral.com.br/teatroparquedompedro/
Twitter:@TeatroPqDPedro
Vendas por telefone e pela internet / Capacidade: 334 lugares / Não aceita cheque / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex/ Estudantes e idosos têm os descontos legais / Horário de funcionamento da bilheteria: De terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, das 12h às 24h; e domingos, das 12h às 20h / Acesso para deficientes físicos / Ar condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 3,00 por 12h / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3124-1577 / PATROCÍNIO: Porto Seguro