19.1 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Pela primeira vez, região de Campinas terá restrição na captação de água

Data:

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/08/1669659-pela-primeira-vez-regiao-de-campinas-tera-restricao-na-captacao-de-agua.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.
Vista do rio Camanducaia, em Amparo

Empresas de saneamento, indústrias, agricultores e pecuaristas terão que reduzir, pela primeira vez na história, a capacitação de água na bacia do rio Camaducaia, na região de Campinas.

A determinação foi tomada hoje (17) pelos órgãos reguladores estadual e federal em função da baixa vazão do rio. De acordo com a medição realizada nesta manhã, apenas 1.320 l/s de água passavam pelo rio. O normal é acima de 2.000 l/s.

A restrição passa a valer da oh desta terça-feira (18) e atinge dez municípios parcialmente ou totalmente: Amparo, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Santo Antônio de Posse, Serra Negra e Socorro.

Não há prazo para que a medida seja revista. Depende das chuvas, e a previsão do tempo para até o final de semana é a de que elas não ocorram, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No mês de agosto ainda não choveu. A média histórica para o mês na região é de 30 milímetros.

Pelas regras, empresas de saneamento e pecuarista terão que reduzir a captação em 20% em rela’;cão ao autorizado pelos órgãos outorgantes. Já as indústrias e os agricultores terão que diminuir 30% a captação no manancial.

Alerta

Já a bacia do rio Jaguari está em estado de alerta desde a semana passada e também pode entrar em estado de restrição se não chover. Os dois rios estão inseridos nas bacias dos rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que são as que mais sofrem com a seca.

De acordo com as regras, a restrição de água do Jaguari começa a vigorar quando a vazão atingir 2.000 l/s. Nesta segunda,  a vazão está em 3.820 l/s, de acordo com a medição realizada. O normal é acima de 5.000 l/s. Nesta caso, 20 municípios serão atingidos.

Já as outras três bacias (Alto Atibaia, Baixo Atibaia e Monte Cantareira) do PCJ estão em situação normal, mas podem entrar em alerta ou até mesmo em estado de restrição se não voltar a chover.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Rota das Bandeiras faz interdição neste sábado (21) na altura do Trevo do Laranjão, em Paulínia, para obras de drenagem

A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração...

Flagrantes de fraudes em bombas medidoras de combustíveis têm aumento no valor da multa

Segundo o Inmetro, a ação foi adotada após o...

TRF1 retira acusação contra um dos réus pela morte de Bruno e Dom

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado...

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363