A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal de Campinas se reúne nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, a partir das 10 horas, no Plenário da Casa, para discutir a atuação de Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas. Presidida pelo vereador Tico Costa, a comissão vai receber o delegado-chefe a Polícia Federal em Campinas, Sebastião Pujol. Ele vai contar como tem sido a atuação da PF nas áreas de fronteira e o impacto dessa atuação na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) totalizados em julho, mostraram que em 13 das 19 cidades da RMC houve aumento no número de ocorrências por tráfico de drogas, em comparação com o mesmo período em 2012. De acordo com o levantamento, foram 1,6 mil casos em 2013, número 20% superior aos seis primeiros meses do ano passado.
A Secretaria avalia que o aumento é consequência da maior produtividade dos policiais, já que reflete o número de traficantes presos e entorpecentes apreendidos.
Sebastião Pujol chefia a PF de Campinas desde julho de 2012. No ano anterior foi o responsável pela Unidade da Polícia Aeroportuária em Viracopos. O delegado-chefe é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e está na PF desde 1996. Antes, atuou como delegado de Polícia Civil de São Paulo.
O encontro é aberto ao público. O acesso poderá ser feito pela Av. Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro da Ponte Preta