Diretores dos três times de futebol de Campinas, além da Polícia Militar, estarão na Câmara Municipal a partir das 14 horas desta quarta-feira (24) para analisar e debater o projeto de lei dos vereadores Luiz Carlos Rossini (PV) e Luiz Henrique Cirilo (PSDB) que institui a obrigatoriedade de todos os jogos de futebol profissional serem organizados com reserva de espaço comum para torcedores de times adversários assistirem juntos a partida.
O Guarani Futebol Clube confirmou a participação de Palmeron Mendes Filho, presidente do Conselho Fiscal; Marcelo Tasso, superintendente executivo; e Assis Eurípedes, presidente do Conselho Administrativo. O presidente Horley Senna ainda aguarda definição de sua agenda para confirmar sua presença.
Pela Associação Atlética Ponte Preta comparecerão Sérgio Lattaro, diretor de Patrimônio, e um integrante da diretoria Jurídica do clube. Sérgio Carnielli, presidente de honra da Ponte, também é esperado para debater a proposta.
Representando o Red Bull Brasil, que manda seus jogos no Estádio Moisés Lucarelli, estarão presentes o presidente Rodolfo Kussarev Junior e o diretor de Marketing e Comunicação, Andrey Centenaro Soares Cabral.
Como o debate tem por objetivo discutir o projeto com ênfase na prevenção e no enfrentamento dos casos de violência nos estádios de futebol da cidade, policiais do comando do Batalhão de Ações Especiais de Polícia Militar (BAEP) também confirmaram presença. A propositura, segundo os autores, vai além dos limites dos tradicionais times de Campinas. Ela prevê – tanto no famoso dérbi entre Guarani e Ponte Preta (que neste ano não deve ocorrer em virtude de os times estarem em séries diferentes), quanto nos jogos contra o Red Bull – deverá ocorrer a obrigatoriedade de espaço destinado à torcida mista, mas também permite a reserva de lugares para o mesmo fim em jogos dos clubes de Campinas contra times de fora, como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e até agremiações de outros estados.
O debate público, que terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da net e no canal 61.3 UHF Digital, está marcado o dia 24 de junho, às 14 horas, no plenário José Maria Matosinho, à Avenida Roberto Mange, 66, Ponte Preta.
Título de cidadão ao técnico pontepretano
Na quinta-feira (25), às 19h30, a Câmara Municipal, realiza sessão solene aberta ao público na qual será entregue o título de cidadão campineiro ao técnico Guto Ferreira, que comanda a Ponte Preta. A iniciativa destinada ao profissional, que é nascido em Piracicaba, é do vereador Jorge Schneider (PTB).
“A extensão de sua vida e sua capacidade são exemplares, o que não deixa dúvidas ser ele merecedor desta homenagem”, diz o parlamentar. Ele ressalta que o currículo do treinador demonstra todo o preparo do profissional. Graduado em Educação Física pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), em 1985, Ferreira iniciou sua carreira de treinador nas categorias de base do XV de Piracicaba em 1993. Com passagens por vários clubes brasileiros e de Portugal, Guto teve seu trabalho marcado pelo sucesso nas categorias de base. Em sua carreira, porém, consta título de campeão gaúcho, em 2002, pelo Internacional, e em 2003 levou o Penafiel à Primeira Divisão de Portugal, feito repetido eem 2004 com o Naval.
“Antes da chegada do atual comandante, o clube do Moisés Lucarelli havia feito 47,2 % dos pontos na segundona, com quatro vitórias, cinco empates e três derrotas. Em 19 jogos desde que foi contratado pela segunda vez, Ferreira teve treze vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Após a chegada do técnico, o time campineiro alvinegro deu uma arrancada do 10º lugar no campeonato para o topo da tabela. Com o número de 75,43% de aproveitamento e 99% de certeza do retorno à Série A, o que acabou se confirmando . A atual campanha de Guto na elite já figura entre as cinco melhores da história da Ponte”, diz Schneider.
A sessão solene – para a qual foram convidados diretoria, atletas e torcedores da Ponte Preta – terá transmissão ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da NET e UHF 61.3.





