A Secretaria Municipal de Serviços Públicos está executando uma série de melhorias no Parque Portugal, onde está inserida a popular Lagoa do Taquaral, localizado na região Leste da cidade, para proporcionar mais conforto e segurança aos frequentadores. Entre os setores beneficiados constam a Estação do Bondinho, que fica próxima ao Portão 1, a Concha Acústica e a pista de Cooper. As ações fazem parte do “Plano de ações dos 100 dias”.
As obras de reforma são realizadas por equipes de trabalho do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). Conforme o titular da Pasta, Ernesto Dimas Paulella, a plataforma da estação principal do bondinho foi elevada em 40 centímetros para facilitar o acesso do público aos bondes. Ela também recebeu uma rampa de acesso para entrada de pessoas com deficiência física.
Segundo o secretário, as pessoas, principalmente as idosas, tinham dificuldade para subir no bonde por causa da altura, mas agora o piso da plataforma fica no mesmo nível. A outra estação de embarque e desembarque de passageiros, situada nas proximidades do Planetário, também receberá em breve as mesmas melhorias.
Para evitar acidentes, uma faixa de 40 centímetros da parte da frente da rampa foi pintada de amarelo, reservando uma área para que os usuários aguardem em segurança a chegada do bondinho.
Atualmente, o passeio é oferecido à população aos sábados e domingos, das 10h às 17h30, e a passagem custa R$ 2,00, sendo que os idosos acima de 60 anos e crianças até 5 anos de idade não pagam. O bondinho tem capacidade para 40 pessoas sentadas.
A Secretaria de Serviços Públicos já está fazendo uma cotação de preços para contratação de empresa para a reforma de outros dois bondinhos que estão na oficina, e que serão colocados em funcionamento e ampliando a oferta do passeio.
O público que frequentam o local nos finais de semana também pode passear nos pedalinhos da Lagoa do Taquaral. Atualmente funcionam 23 equipamentos com dois lugares e o ingresso no valor R$ 3,00 para duas pessoas, com duração de 15 minutos. O funcionamento é também das 10h às 17h30.
Concha Acústica
As obras de revitalização do Auditório Beethoven, mais conhecido como Concha Acústica, com capacidade para 2.565 lugares, começaram na semana passada. A reforma engloba a construção de rampas de acesso, a recuperação do concreto, da arquibancada, do piso e do sistema de iluminação e de drenagem de águas pluviais.
O teatro na Sala Ziraldo, que fica dentro da Concha, e onde costumavam ser apresentados espetáculos, também será reformado. Os serviços abrangem o sistema elétrico e hidráulico e pintura das paredes. Devido à infiltração, serão retiradas as janelas, que ficam no nível do solo da concha e serão instalados equipamentos para fazer a climatização do ar.
O objetivo da atual Administração municipal e promover apresentações culturais para o público que frequenta a Lagoa. Para isso, está em estudo uma agenda cultura para o local e a intenção é dar espaço para artistas da cidade.
Pista de Cooper e fonte
A pista interna de Cooper, com extensão de 2.700 metros, que teve trechos danificados pelas águas das chuvas, recebeu novas camadas de saibro compactadas com a utilização de maquinário. Também foram realizados reparos no sistema de iluminação e a troca de lâmpadas.
A fonte musical, outra atração da Lagoa do Taquaral, também receberá melhorias. Conforme Paulella, um sistema de tubulação será aproveitado para desviar parte da água, evitando inundações e permitindo que o espelho d’água volte a funcionar de forma sincronizada com a música.
Outras melhorias
A Administração também construiu uma bilheteria mais ampla e confortável em alvenaria e com vidro na parte da frente. Ela fica nas proximidades da Estação do Bondinho do portão 1.
Os bancos de madeira que ficam na área de lazer serão reformados e envernizados, e também serão construídos novos jardins. Já o bicicletário será transferido para uma área com piso pavimentado, situada atrás da bilheteria do bondinho.
Principal opção de lazer
A Lagoa do Taquaral é a principal opção de lazer e recreação da cidade. Ela tem mais de 30 anos de existência e conta com área total de 648.408,09 metros quadrados. Por volta de 15 mil pessoas costumam frequentar o local de segunda a sexta-feira e aproximadamente 40 mil nos finais de semana, isso englobando as áreas interna e externa.
Além do passeio de pedalinhos e bondinho e a pista de Cooper, a população encontra áreas com vasta vegetação, ginásio esportivo, campos e mini campos de areia, quadras de concreto para prática de vôlei, basquete e futebol de salão, piscinas, viveiros de pássaros e o Planetário Municipal, que fica no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas. O horário de funcionamento do parque é de segunda a domingo, das 5h às 22h.




