17.9 C
Campinas
quarta-feira, março 4, 2026
spot_img

Fernanda Montenegro critica inoperância do governo e declara voto em Lula

Data:

A atriz de 93 anos, que nem precisaria votar, declarou hoje seu voto no candidato do PT à Presidência da República. Para ela, o governo de Jair Bolsonaro tem promovido o desmonte do país ao desmontar a cultura

 

 

 

A atriz Fernanda Montenegro declarou nesta quarta-feira (10) seu voto no candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Para ela, o governo Bolsonaro tem promovido desmonte do país ao desmontar a cultura. “Sem a cultura das artes um país não existe. Está provado na História. O atual governo é tragicamente inoperante. Vendável e comprável. Na concorrência, Lula está à frente? Que venha Lula”, disse ao colunista da revista Veja Valmir Moratelli.

Aos 93 anos, Fernanda Montenegro faz questão de votar em Lula mesmo não tendo mais o compromisso com as urnas. No Brasil, o voto é obrigatório até os 70 anos.

Primeira atriz brasileira a ser indicada ao Oscar pela personagem Dora no filme Central do Brasil (1998), de Walter Salles, com o qual venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim, ela é uma das atrizes mais importantes de sua geração em todo o mundo. E no final de março assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

 

Perseguida pelo governo Bolsonaro

Fernanda, que não tem ligação partidária, foi perseguida pelo governo de Jair Bolsonaro. Em setembro de 2019, o então diretor da Funarte, Roberto Alvim, a atacou por causa da revista literária Quatro Cinco Um. A edição de outubro daquele ano trazia uma fotografia em que ela aparecia amarrada como se fosse uma condenada pela Inquisição (século 12), com livros jogados aos seus pés. Uma alegoria de tempos de obscurantismo e apologia da censura.

Para o então diretor, que se autointitulava “dramaturgo, professor de artes cênicas e diretor de teatro/cristão, nacionalista e conservador”, Quatro Cinco Um se tratava de uma revista “esquerdista”. E Fernanda Montenegro, para ele, não passava de “sórdida” e “mentirosa”. E mais: que não há diálogo com a classe artística, com a qual ele diz travar “uma guerra irrevogável”.

Logo após a posse na Academia, Fernanda disse em entrevista que “esse atual governo é uma forca. Um vômito. Uma punhalada no ventre. Mas vai acabar. Uma hora vai acabar. A grande tristeza é que ele entrou pelo voto”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula lidera cenários de primeiro turno e empata tecnicamente no segundo, aponta Real Time Big Data

Levantamento nacional mostra vantagem do presidente na largada e...

Gleisi rebate Flávio Bolsonaro após ato esvaziado na Paulista e tensão política sobe nas redes

Manifestação convocada pela extrema direita teve público abaixo do...

Haddad condiciona saída da Fazenda a viagem de Lula aos EUA e acelera articulações nos bastidores

Ministro diz que decisão depende de agenda com Trump...

Zé Dirceu defende chapa Lula-Alckmin e pressiona Haddad enquanto trava disputa interna por alianças para 2026

Reunião da Executiva expõe tensão sobre federação com PSOL,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade