O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou no dia 29 de janeiro, a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). A reunião, no gabinete da ministra da pasta, Marta Suplicy, fez parte da agenda de Jonas durante o 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Entre os objetivos do SNC está a formação de uma estrutura que organize a gestão cultural e aproxime a sociedade civil junto às administrações federal, estadual e municipal para, assim, criar diretrizes de políticas públicas na área.
“A adesão a esse plano facilita ao município ter acesso a todos os programas previstos pelo governo federal na área de cultura”, declarou Jonas.
O prefeito adiantou que pretende mostrar à ministra a força de Campinas na área: “Fiz um convite para que ela esteja na cidade e, juntos, vamos formular projetos dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério para municípios com o tamanho do nosso”.
Jonas ainda ressaltou que uma gestão ideal passa pela parceria firmada com a União. “Temos muitos desafios. Precisamos fomentar as ações na cidade, apoiar a classe cultural e recuperar nossos espaços degradados. A participação do governo federal é essencial nesse processo”, ressaltou.
Números
Segundo dados do Ministério da Cultura, até o final de 2012, dos 5.565 municípios brasileiros, 1.408 haviam assinado o acordo com o SNC (cerca de 25% do total). Dentre os estados, apenas cinco ainda não têm representantes no sistema.
Recursos
Durante o megaevento com prefeitos eleitos e reeleitos em Brasília (cujo tema é “Municípios fortes, Brasil sustentável”), a presidenta Dilma anunciou repasse de R$ 66,8 bilhões aos municípios neste ano. Ela adiantou que o governo federal pretende orientar gestores sobre convênios e repasses. O encontro segue até esta quarta-feira, dia 30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.




