O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, deu mais um passo na elaboração do projeto que prevê a construção do Teatro Municipal de Ópera Carlos Gomes no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Nesta terça-feira, 26 de fevereiro, ao lado do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, ele vistoriou três possíveis áreas que podem receber a futura casa de espetáculos.
“O Parque Ecológico não é uma área de conservação prevista em lei, seja no âmbito municipal quanto no estadual. Portanto, não precisaremos mais fazer a desafetação do local, o que adianta bem o processo. O edital será lançado em breve e vamos implantar esse projeto preservando o máximo possível a área verde”, informou Jonas.
O Parque Ecológico possui um total de 1 milhão de metros quadrados. A área total do teatro seria de aproximadamente 11 mil metros, sendo quatro para as dependências internas.
“Faremos as obras o mais rapidamente possível. Temos uma oportunidade rara de construir um teatro desta magnitude e precisamos aproveitar o Parque Ecológico por dois motivos. Primeiro porque o campineiro conhece e tem fácil acesso. E, segundo, para que também esteja ao alcance de moradores de cidades da região, que possam trazer turismo e lucros para nosso município”, concluiu o prefeito.
As três áreas escolhidas como finalistas para receber o novo teatro de ópera continuarão em curso. Além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do gabinete do prefeito, participarão as secretarias municipais de Cultura, Infraestrutura e Verde e Desenvolvimento Sustentável.
“O marco inicial da obra será um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, maior da América Latina, no próprio espaço escolhido para a construção, com presença confirmada do governador”, lembrou Jonas.
O encontro no Parque Ecológico ainda teve a presença do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, dos vereadores Artur Orsi, Gilberto Cardoso e Marcos Bernardelli e dos secretários de Infraestrutura, Carlos Santoro e de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini.
Teatro Carlos Gomes
O anúncio do início das obras do Teatro Municipal de Ópera Carlos Gomes foi realizado na última sexta-feira, 22 de fevereiro, após encontro do prefeito Jonas Donizette, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O teatro será construído por meio de um convênio entre governo estadual e Prefeitura, que irá gerir o local.
O novo Teatro Municipal prevê capacidade para receber 918 pessoas para os mais variados espetáculos. O projeto, elaborado pelo arquiteto Carlos Bratke e doado ao município como contrapartida à implantação do residencial Swiss Park, contará com toda a parte técnica necessária: camarins, coxia, cabines para imprensa, camarotes, sanitários, saídas de emergência e estacionamento, além de uma acústica especial para a apresentação de óperas.
O palco, de aproximadamente 306 metros quadrados, terá dois espaços abertos em sua parte inferior. Além do tradicional fosso para a orquestra, haverá um hall para receber mostras e exposições. O desenho ainda possui outros seis pavimentos: quatro superiores e dois pisos técnicos. A altura da estrutura será de aproximadamente 40m.