31.9 C
Campinas
quarta-feira, novembro 20, 2024

Prefeito sanciona lei que proíbe fogos de artifício com barulho na cidade

Data:

fogos-artificio-animais-proibidos-campinasO prefeito de Campinas, Jonas Donizette, sancionou na tarde desta segunda-feira, 2 de janeiro, projeto de lei que proíbe a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício que façam barulho em Campinas. A lei visa o bem-estar de animais, idosos, doentes, bebês e crianças que sofrem com os estouros e estampidos. “No segundo dia de nosso governo, estamos sancionando uma lei que resguarda a vida dos nossos animais”, disse o prefeito aos ativistas e protetores dos animais, que reivindicavam e aguardavam a sanção.
O prefeito disse que a Prefeitura fará a fiscalização, mas pediu apoio dos ativistas e protetores dos animais que ajudem a denunciar casos de descumprimento da lei. O Executivo vetou a multa que estava prevista inicialmente no projeto –  de 200 Ufics (Unidades Fiscais de Campinas), o equivalente a R$ 620,12, a quem desrespeitá-la. O prefeito entende que em um primeiro momento é preciso conscientizar a população e não aplicar uma lei punitiva.
O prefeito ressaltou que Campinas sai na frente ao aprovar essa lei, que valerá para locais públicos e privados. O poder Executivo tem o prazo máximo de 60 dias a contar da data da publicação para regulamentação da lei.
O presidente da Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC), Flávio Lamas, lembrou que o projeto de lei que proíbe a soltura de fogos de artifício e rojões com efeitos sonoros foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Campinas. Ele também disse que Belo Horizonte (MG) entrou nesta segunda-feira, com projeto na Câmara do município copiando o projeto e iniciativa de Campinas.
Lamas elogiou a sanção: “A importância dessa lei é que a gente conscientiza toda a cidade de não ter fogos com barulhos. Não só pelos animais, mas pelos bebês, pessoas com idade avançada e crianças autistas e com Síndrome de Down. Pode ter fogos de artifícios visuais, que trazem luzes e cores, sem estampidos. Vamos ter bom senso e a gente vai melhorando a sociedade. A gente quer viver para ter uma cidade que dê exemplo”.
O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, disse que a proibição do uso de fogos de artifícios com barulho serve para deixar a cidade mais cidadã. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, também participou do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Saúde entrega para unidades básicas vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira,...

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363