A Prefeitura de Campinas abriu, nesta terça-feira, dia 9 de junho, o período de inscrições para o processo seletivo do Programa Socioeducativo Juventude Conectada. O programa, cuja gestão é feita pela Secretaria Municipal de cidadania, Assistência e Inclusão social, concede bolsas pedagógicas para jovens com idade entre 15 e 29 anos, para atuar nos telecentros comunitários em atividades relacionadas à informática e à cultura digital.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet até o próximo dia 29 de junho, pelo site http://www.caipimes.com.br/jc012015/. Para se inscrever o interessado deve morar em Campinas, estar na faixa etária entre 15 e 29 anos de idade, ter concluído ou cursar o último ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, com renda familiar até um salário mínimo per capita e não estar empregado. O edital completo está disponível na página 8 do Diário Oficial do Município publicado em 9 de junho que pode ser acessado clicando no linkhttp://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1499351791.pdf.
A prova é composta por 50 questões divididas nos conteúdos específicos de Português, Matemática, Informática Básica e Conhecimentos Gerais. No total são 120 vagas com bolsas pedagógicas de 152,60 UFICs – Unidade Fiscal de Campinas que corresponde a R$ 426,00, para 20 horas semanais de atuação nos telecentros e em oficinas de cidadania.
O Juventude Conectada é uma iniciativa do governo municipal para promover inclusão digital e social, por meio de acesso gratuito a informática, tecnologias da informação e comunicação e cultura digital nos telecentros comunitários implementados nas cinco regiões da cidade.
O programa também prevê uma grade de formação em cidadania e desenvolvimento pessoal, cultura digital, informática básica e gestão de telecentros, preparando os jovens para atender ao público do telecentro com a realização de oficinas e acesso livre à internet como exercício de cidadania, formando protagonistas juvenis, além de possibilitar experiências e vivências pela atuação na rede de telecentros e outros projetos pertinentes.
O programa visa ainda o direito ao desenvolvimento pessoal e social, possibilitando a ampliação das perspectivas de formação acadêmica e melhores condições de empregabilidade além de promover ações que visem multiplicar o conteúdo transmitido para além dos espaços das unidades do Programa com o desenvolvimento de ações de fomento a novos empreendimentos vinculados às tecnologias da informação nos telecentros.
Além de estimular os jovens a frequentarem o ensino obrigatório e participarem de outras atividades socioeducativas, bem como melhorar as condições financeiras dos participantes mediante a concessão de bolsas, para que possam se dedicar a atividades educativas, culturais e de lazer.





